Judá foi um dos filhos de Jacó e da sua descendência viria o Messias. Judá a semelhança dos seus irmãos não tinha bom testemunho, fazia o que bem lhe apetecia.
Envolveu-se com a filha dum cananeu, Sua, com a quem teve três filhos varões. Quando o primogênito atingiu a idade para casar, procurou uma esposa, Tamar. Só que o filho primogénito morreu porque era mau aos olhos do Senhor. Judá entregou a Tamar a seu segundo filho e este também era mau aos olhos do Senhor e este o matou. Só ficava o terceiro que ainda era jovem e Judá não quis que cassasse por temor a que também o perdesse.
Passaram-se os anos e Tamar chegou a conclusão de que nunca seria dada ao filho sobrevivente de Judá e assim nunca teria descendência, que era uma desonra em Israel.
Resumindo a história que você pode ler no capítulo 38 de Génesis, ela, Tamar, planeou uma forma de obter seu direito, disfarçou-se e conseguiu dormir com Judá, fingindo-se ser uma prostituta, pelo qual Judá deixou alguns objetos como garantia de que pagaria pelo seu serviço prestado. Um dia todo saiu a luz e Judá entendeu que todo o que Tamar fez foi justo e que a atitude que ele tomou não foi a correta.
Quando lemos a genealogia de Jesus em Mateus, encontramos a Tamar nessa lista. Deus usa maneiras e formas que deixam-nos perplexos ante o relato bíblico, mas no fim de contas seus propósitos acabam por ser realizados, apesar da torpeza, pecado ou desobediência do ser humano.
Aquilo que escrevi e que está narrado detalhadamente na Bíblia não necessariamente será a nossa experiência, mas o princípio está presente para que o entendamos. Deus é Soberano!
O ser humano, inclusive o crente pode fazer escolhas ou tomar decisões não exatamente como Deus a desenhou, mas, Deus na Sua soberania leva as coisas a bom porto.
É melhor alinhar com Deus no nosso caminhar diário. Ele prometeu estar connosco todos os dias da nossa vida e enviou Seu Santo
Espírito para nos orientar e instruir sobre os propósitos Dele e devemos dedicar nossa atenção a procurar fazer as coisas como Ele quer, não a nossa maneira. Se sobrevivemos apesar da nossa teimosia ou desobediência é só por pura misericórdia. Alguns não sobrevivem, porque pagam com sua própria vida sua desobediência.
Há um plano desenhado desde antes da fundação do mundo, e nem o próprio Satanás nem o próprio ser humano nem qualquer crente impedirá que esses planos fiquem frustrados. O melhor que podemos fazer é cooperar com Deus e fazer exatamente como Ele nos instrui nas Sagradas Escrituras. Amém!
pr. Carlos Arellano