A Bíblia ensina que a nossa segurança deve estar em Deus e não nos homens e isso inclui nós mesmos. A filosofia que domina o pensamento do ser humano nos dias de hoje é que são super homens e super mulheres, que não precisam de ninguém, a não ser que seja para benefício próprio.
Bem-aventurado o homem ou a mulher que confia no Senhor e sua segurança está depositada Nele. Maldito o homem ou a mulher que confia nos seres humanos ou nele mesmo. Não significa que não confiemos em ninguém, essa não é a ideia. Todos desenvolvemos normalmente laços de amizade e confiança por meio dos relacionamentos, sejam eles familiares, laborais ou mesmo dentro da congregação em que nos reunimos. Confiar em alguém como amigo, confidente é bom e todos precisamos disso na nossa vida, porque Deus nos fez seres sociais, para viver próximo doutros e ajudar-nos uns aos outros.
Agora, aquilo que não agrada a Deus é quando colocamos nossa total confiança e segurança noutro ser humano, que no fim de contas é um ser finito como nós.
Viver confiando em nós mesmos não dá uma garantia total de que nada nos passará. A Bíblia disse que o coração do homem é enganoso e pode nos iludir fazendo-nos pensar que estamos bem sozinhos e que não precisamos de ninguém, inclusive de Deus. Nada garante que a força física que tens agora dure para toda a vida, nada garante que as condições materiais que tenhas agora durem para toda tua vida. Tampouco a segurança que tenhas criado em redor de ti, seja onde moras, ou trabalhas ou lugar que escolhestes viver te proveja de segurança, tudo isso é relativo.
Na verdade, vivemos num mundo inseguro e nós mesmos como seres humanos, por mais talentosos que sejamos e por mais força física que tenhamos não oferecemos uma total segurança a nós próprios, porque hoje podemos estar fortes e amanhã não.
Quando rebentou a crise financeira, muitos que se achavam poderosos e seguros por aquilo que haviam conseguido nas suas operações financeiras e viram ruir tudo dum dia para outro, “sua segurança”, desapareceu e muitos se suicidaram.
Nada é seguro nesta vida e não estou a ser um profeta pessimista, senão realista. Todas as coisas desta vida desaparecem. É um erro criar uma expetativa e confiança em algo que efémero e passageiro, como a força física, económica, posição social, relacionamentos ou em si mesmos, porque todas essas coisas podem falhar na hora da verdade.
Só Deus oferece uma total e absoluta segurança e não no sentido de tornar-nos intocáveis ou que nada nos acontecerá no percurso da nossa vida. Deus oferece a segurança da salvação em Cristo Jesus, porque Ele sabe que somos temporais, de duração limitada nesta vida e a força e inteligência que temos, amanhã pode faltar. Deus nos promete prover proteção e salvaguardar-nos do dia da tentação. Nos garante a segurança da vida eterna, onde viveremos eternamente com Ele e que a nossa vida será preservada do fogo eterno preparado para os ímpios e incrédulos que confiaram em si mesmos e não em Deus.
Confia em Deus e vive seguro!
pr. Carlos Arellano