Quando os discípulos de Jesus lhe perguntaram sobre os sinais dos últimos tempos, Ele falou que um deles seria as guerras e os rumores de guerra. Pessoalmente nunca participei nem diretamente nem indiretamente num conflito bélico, portanto posso pensar que nesse aspeto sou abençoado, porque a guerra só trás morte e destruição, ainda que a literatura e os filmes e séries queiram apresentar-lha como algo glorioso e honroso, no fim de contas só satisfaz o desejo de enriquecimento e poder de um ou vários interessados e quem acaba sofrendo é a população.
Desde que existe o mundo, sempre houve guerras e rumores de guerra. Só houve breves momentos de paz, isto é, não mortes nem confrontos armados. Alguns países sofrem com guerrilhas, terrorismo, que também são guerras a uma escala menor.
A Bíblia disse que as guerras começam no coração do homem, é ali onde se geram os ódios, as mortes, os assassinatos, a destruição do próximo, por diferentes motivos. Quebrando o segundo mandamento ordenado por Deus: “Amar ao próximo como a si mesmo”. Quando a guerra, nasce no coração do homem, nada o fará parar até que cumpra seus objetivos de destruir o seu inimigo. Esta guerra pode ser a nível nacional, que seria uma guerra civil ou internacional, entre dois ou mais países, como também pode ser pessoal, familiar, laboral, social, procurando destruir ao oponente.
Espiritualmente, o ser humano está constantemente em guerra com o Criador. A Bíblia revela que o ser humano é inimigo de Deus e lhe resiste por causa do pecado, não querendo submeter-se a Ele. Cristo veio ao mundo para trazer reconciliação a todo aquele que queira fazer as pazes com Deus.
A paz na Bíblia não tem o mesmo conceito do mundo, que é ausência de guerra. Esse é o conceito que domina a maioria das mentes das pessoas, seja a nível pessoal ou institucional. Existem mediadores que intercedem ante os governantes que estão em guerra, para que cessem os disparos, os ataques. Quando se consegue um cessar de fogo, então, afirma-se que a paz voltou a essa região do planeta, onde antes havia guerra, conflito.
A paz na Bíblia tem que ver com a reconciliação do ser humano com seu Criador. A paz, segundo a Bíblia é interna e não externa, não está sujeita as condições sociais que rodeiam a vida do cristão. Pode-se estar em paz com Deus e consigo mesmo no meio dum ambiente hostil e violento. As condições externas não afetam a paz que é interior, o que afeta é o desenvolvimento duma vida normal por causa do conflito bélico e as consequências que este provoca, isso afeta a todos, sejam crentes ou não.
No precisamos estar num cenário bélico para estar em guerra, basta ter um coração rebelde, que resiste o senhorio de Deus, para que nele se gere todo tipo de conflito, seja nas relações com o próximo, família, colegas, vizinhos e você estará no meio duma guerra.
A vontade de Deus é que vivamos em paz com Ele. Sua paz nos fará viver em harmonia com nosso próximo, porque só desejaremos o melhor para ele ou ela. Não permitiremos que nenhuma motivação violenta se gere em nosso coração, pelo contrário o amor cobrirá multidão de ofensas, prontos para amar e não pelejar.
“MINHA PAZ VOS DOU, MINHA PAZ VOS DEIXO” JESUS
pr. Carlos Arellano