31/12/2010

Feliz Ano Novo


    Primeiro que tudo gostaria de aproveitar este último dia do ano, para desejar a nossos irmãos, amigos, colegas de ministério e todo aquele (s) que acederam ao blogue da Comunidade Cristã de Murtosa um Feliz Ano e que possam desfrutar de todo o bom que o Deus dos Céus tem para ti e tua família.
    Se tivesse que pôr um nome para este mensagem para o ano 2011, o titularia “O ano do sentido comum”.
    Infelizmente muitas famílias encerram o 2010 e iniciam o 2011 em situação precária económica. Durante anos fomos iludidos, não somente pelo marketing consumista de compra agora e paga depois, senão também os pregadores da prosperidade, que também incitaram ao povo a consumir, que Deus depois supre. Muitos de esses compromissos foram assumidos sem avaliação e hoje há consequências.
    Quero compartir três princípios para este ano 2011, para sermos bons mordomos fieis, conforme a Escritura nos indica:
    1.Saiba seu lugar Josué 1:1-6
    Moisés tinha morrido e agora o jovem líder Josué assumiu a sua responsabilidade de guiar ao povo, na conquista da Terra Prometida. Se há algo que precisamos ter certeza é saber qual é o nosso lugar, qual é o meu papel debaixo do sol. Não podemos dar-nos mais o luxo de andar desnorteados, vivendo só o dia-a-dia, sem entender qual é a nossa missão na vida, nesta geração. Toma um tempo para descobrir o que Deus quer de ti, se já sabes, investe tua vida, força, energia em realiza-lo.
    2.Saiba suas capacidades Lucas 14:25-33
    Sem querer forçar o texto que trata do preço a pagar por ser discípulo de Cristo, aqui vemos Jesus utilizando situações da vida para que façamos primeiro uma avaliação para saber com que contamos. As vezes os mensagens triunfalistas dos pregadores ou os testemunhos de pessoas que atingiram o sucesso, nos faz sonhar que nós também chegaremos lá.
    Precisamos avaliar, qual é o nosso dom? Qual é o meu talento natural? Com que meios conto? Que recursos tenho? E assim por diante. Devemos perguntar se fomos talhados para aquilo que queremos atingir, por isso a importância de saber o nosso lugar. As vezes vemos a meta, mas não medimos, nem avaliamos os meios que temos ou não temos em nossas mãos. Somos seres inteligentes, paremos, pensemos, calculemos e depois vamos em frente.
    3.Saiba gerir sua prosperidade Génesis 41:29-37
    Às últimas décadas fomos levados a ser consumidores sem controlo, a não guardar nada para amanhã e não estou a falar de esconder um tesouro e tornar-nos avaros. Concordo com Jesus, cada dia seu próprio mal. Mas usemos o sentido comum, porque temos que gastar tudo? Ou gastar mais do que temos? A vida tem todo tipo de tempos, vacas gordas e vacas magras, José aconselhou ao Farão que durante o período de prosperidade guarda-se a quinta parte.
    Porque não seguimos esse conselho? Estás a viver uma boa época na tua vida, aplica ou junta uma parte grande ou pequena para investir e produzir mais. Já não é tempo de viver imprudentemente, gasto tudo e amanhã se verá. As vezes o que Deus espera é uma atitude, pode ser que estás num momento de desemprego, carente, a sofrer as consequências de más decisões. Deus promete suprir as nossas necessidades se decidimos mudar e seguir seus princípios e realizar-nos a sua vontade.
    Este ano2011 tem de ser o Ano do Sentido Comum. Um Bom Ano.
Pastor Carlos Arellano.

30/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (36ª Parte)

Marcos 3:28-30
    Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfémias, com que blasfemarem. Qualquer, porém que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.
    (Porque diziam: Tem espírito imundo.)
    Já ouvi pregadores usar estes versículos para argumentar contra aqueles que se opõem ou não acreditam em falar em línguas estranhas, cair no Espírito (ao chão), risos, etc; que é uma blasfémia ir contra as manifestações do Espírito Santo.
    Blasfémia significa toda palavra ou atitude injuriosa contra uma divindade ou religião; atribuição de defeitos ou negação de qualquer de seus atributos; insultuoso.
    Quando lemos este passagem não fala nada de isso, primeiramente Jesus era questionado pelos familiares, depois acusado injustamente pelos religiosos de que a sua procedência ou manifestação era do diabo, e Ele chamo-os a razão, usando o sentido comum e conclui dizendo que qualquer seja o pecado que os homens cometam, ser-lhe-á perdoado, mas rejeitar, blasfemar contra o Espírito Santo, não reconhecendo a obra de salvação através do Espírito Santo, esse pecado não lhe será perdoado.
    Recusar a obra salvífica de Jesus, converte-mos em réus de eterno juízo, o seja a condenação eterna. Muitos pensam que depois de mortos, todo se vai a solucionar, mas bem considera o que te estão a pregar agora que estás vivo.
Pensa nisso.

29/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (35ª Parte)

Marcos 3:23-27
    E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; e se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.
    Se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e então, roubará a sua casa.
    Jesus nunca subestimou a Satanás, nem as cartas escritas pelos apóstolos quando se referem a ele o apresentam como um sonso. Não pretendo tampouco exaltar a quem não merece.
    Jesus estava a argumentar de que a Satanás nunca lhe passaria pela cabeça, dividir sus forças, pelo contrário usa tudo e mais alguma coisa para intentar destruir a obra de Deus.
    Mas Jesus não fica por aqui, nos indica de que se exercemos a autoridade que nos foi confiada, poderemos domina-lo e tomar posse daquilo que é nosso por direito como filhos de Deus. Satanás não tem domínio, nem direito legal sobre nossa vida, a não ser que nós mesmos abramos portas a seus esquemas.
Pensa nisso.

28/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (34ª Parte)

Marcos 3:20-22

    E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando seus parentes ouviram isso, saíram para o prender, porque diziam: Está fora de si.

    E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu e pelo príncipe dos demónios expulsa os demónios.

    Jesus confundia as pessoas, familiares, religiosos, curiosos, etc. Aqui diz que havia tanto movimento de gente que nem tinham tempo para comer. Tratar de pensar que as pessoas que não têm Espírito Santo percebam as coisas espirituais é impossível, a Bíblia disse que o homem natural não entende as coisas do Espírito.

    Jesus foi chamado de louco pelos familiares, os religiosos diziam que estava possuído por Satanás e tantos outros nomes que lhe devem ter dito.

    Pode ser que teus achegados, conhecidos digam coisas de ti por causa da tua fé, mas o que realmente interessa é saber o que Deus te chama a ti, filho de Deus. Tu e eu somos de outra dimensão onde o homem ou a mulher sem Deus não se apercebem de nada. Não te preocupes com o que digam de ti.

Pensa nisso.

27/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (33ª Parte)

Marcos 3:13-19
    E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis, e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demónios:
    Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; André, e Filipe, e Bartolomeu, e Mateus, e Tomé, e Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, e Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, o que o traiu.
    Jesus sabia o que tinha que fazer, discípulos! Nunca esteve na mente e no coração dele fazer a obra sozinho, uma vez ensinou a orar ao Pai pedindo obreiros para a obra porque a seara é grande.
    Por mais unção que tenhas, por mais graça que tenhas, sejas pastor, cantante, evangelista, etc; tua labor não é solitária, precisas fazer discípulos. Jesus diz aqui para que os chamou:
    1.para que estivessem com ele (Comunhão, Amizade)
    2.mandasse pregar (Ide)
    3.tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demónios (exercer a Autoridade delegada). Estamos a fazer discípulos?
Pensa nisso.
  

24/12/2010

Dons de Ministério (5ª Parte)

DOM DE PASTOR
A ideia bíblica de Pastor vai no sentido do pastor de gado, neste caso o rebanho do Senhor. Por isso a Bíblia usa a figura das ovelhas que precisam de um pastor para cuida-las, alimenta-las e protegê-las.
Existem algumas características acerca daqueles que desejam envolver-se e assumir o chamado de Deus para pastorear, as encontramos em 1 Timóteo 3:1-7 e em Tito 1:5-9.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado (pastorado), excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não espancador, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.
Gostava de compartir alguns deveres do Pastor, pode haver mais, isto é só o básico, o mínimo que devo fazer:
Cada pastor deve tomar conta da congregação que lhe foi confiada;
Deve cuidar das ovelhas;
Deve alimentá-las, especialmente através do ensino;
Deve dar atenção a suas necessidades, não caprichos;
Deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar das ovelhas;
Deve acompanhar as doenças;
Deve apoiar nas alturas de luto ou desânimo;
Deve aconselhar sabiamente;
Deve contribuir para o bem-estar espiritual, social, físico e às vezes económico.
Na igreja existem crentes com o dom pastoral, não necessariamente têm de deixar seu emprego e tornar-se pastores a tempo integral. O Pastor deve exercer seu ministério localmente e não ausentar-se constantemente. Sua permanência fiel produz estabilidade na congregação. O Pastor deve governar e administrar sob direcção do Espírito Santo.
Palavra de Pastor para Pastor
Pastor sê fiel no lugar onde Deus te estabeleceu, não te preocupes se outros pastores reúnem mais gente que tu, ou se são mais famosos ou populares, e tu pareces que estás num canto onde passas despercebido.
Nosso Deus, Nosso Pastor está a olhar por nós, provando nossa fidelidade. Cuidemos do rebanho que nos foi confiado, cuidemo-lo com nossa própria vida, por que um dia responderemos diante de El. Ámen!

23/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (32ª Parte)

Marcos 3:7-12
    E retirou-se Jesus com seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galileia, e da Judeia, e de Jerusalém, e da Idumeia, e dalém do Jordão, e de perto de Tiro, e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele.
    E ele disse aos seus discípulos que lhe tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não comprimisse, porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem.
    E os espíritos imundos, vendo-o, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem.
    Uma vez assisti um vídeo de um famoso pregador que quando fez o chamado depois de pregar de que a unção estava sobre ele, nunca pensou que a multidão correria em direcção da plataforma, subiram a ela e se atiraram acima do pregador, arranhando-o, pisando-o, esmagando-o e desgarrando-lhe as roupas, teve que ser resgatado, senão morria ali. Jesus sabia que uma multidão enferma, carente, pode tornar-se violenta, desesperada, descontrolada, por isso pensou no barquinho.
    O que me chama a atenção aqui é a disponibilidade do dono do barquinho, foi imediato. Se Jesus pedisse para ti ou para mim, a casa, o carro, a profissão, o dinheiro, existe uma disposição de entregar-lhe tudo e mais alguma coisa imediatamente?
Pensa nisso.

22/12/2010

Pedido de Oração

Envia o teu pedido

Pensando com o Pr. Carlos (31ª Parte)

Marcos 3:1-6
    E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.
    E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se.
    E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.
    Jesus se encontra com um homem que tinha a mão mirrada (seco, ressequido, murcho, magro, definhado, consumido, improdutivo), podemos pensar que o desejo e vontade de Jesus era cura-lo. Mas havia uma pressão no ambiente, pessoas duras, legalistas, incrédulas, más, insensíveis.
    Nós às vezes vamos a saber o que temos que fazer, porque o Espírito Santo nos guiará, mas estaremos rodeados de todo tipo de gente com pensamentos contrários e teremos que tomar uma posição. O problema aqui é quando não actuamos, porque nos preocupa mais o que os outros pensam de aquilo que vamos a falar ou fazer.
    Deus quer que sejamos livres de toda situação mirrada, começando pela nossa mente, devemos ser como Jesus, não se importando com o que os outros pensassem.
    “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”
Pensa nisso.

21/12/2010

Chamado para Servir


    Um chamado de Deus é a maior honra que um ser humano pode ter em sua vida.
É um privilégio poder servir a Deus mas também uma grande responsabilidade em suas mãos.
Um chamado não é ter um título a ser usado como uma profissão ou um estilo de vida. É sim uma missão, só entendida na sua perfeição quando exercida debaixo da orientação e poder de Deus, o que muitas vezes não acontece.

“Mateus 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.”

    Num tempo em que o ser humano  se perde na confusão do consumismo, se perde no seu próprio “eu” pela ganância de querer ser e ter sempre mais que o outro, num tempo em que todos querem um lugar de destaque, num tempo em que o sofrimento e a angustia vão tomando conta da vida dos homens, e que só se clama à solidariedade e ao amor em datas festivas como o Natal, se vai esfriando cada vez mais o sentimento mais puro que é o amor pelo próximo.

    No livro de João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”.
Esta é a mensagem de amor e salvação de Deus ao mundo. Que podemos então fazer em relação ao que Ele fez por nós?

    Ter a mente de Cristo, responder ao chamado do Pai e distribuir amor pelo mundo. E distribuir amor pelo mundo é: levar alegria onde há tristeza; ânimo onde há desalento; paz onde há discórdia; pão onde há fome; etc. Mas acima de tudo, levar o amor do Pai e a sua mensagem de salvação.

Senhor, que posso eu fazer para te servir?” Este deve ser o nosso clamor a Deus em nossas orações.

Pastora Lurdes Pereira

17/12/2010

DOM DE MINISTÉRIO

DOM DE EVANGELISTA
    Primeiramente temos que entender que todos os crentes são chamados a testemunhar de Jesus Cristo a toda a criatura.
    Actos 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
    Actos 8:4 Mas os que andavam dispersos andavam por toda a parte anunciando a palavra.
    Não todos os crentes são evangelistas. O Evangelista é aquele(a) que é chamado por Deus para proclamar o Evangelho, às Boas Novas especificamente aos incrédulos. A proclamação pode ser pública como individual e é feita em todo o lugar.
    Exemplo bíblico dum Evangelista
    Actos 8:5-8 E, descendo Filipe a cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.
    Em Actos 8:26-40 podemos ler como Filipe realizou uma evangelização pessoal ao tesoureiro etíope. Algumas sinais ou resultados que acompanham o ministério dum Evangelista:
-Salvações;
-Curas;
-Milagres;
-Libertações;
-Alegria.
    O Ministério do Evangelista é reconhecido pela Igreja e acompanha-o toda a vida.
    Actos 21:8-9 (26 anos depois aproximadamente) No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o Evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
    Tinha este, quatro filhas donzelas, que profetizavam.
    Se estás interessado em saber mais sobre o Ministério de Evangelista, gostaria de animar-te que procures em nosso arquivo do blog, onde temos um espaço titulado Escola de Evangelismo, escrito pelo Evangelista Manuel António onde se debruça neste tema de uma maneira mais detalhada, trazendo um acréscimo a este estudo.

16/12/2010

EQUIPA MINISTERIAL


EQUIPA MINISTERIAL DA COMUNIDADE CRISTÃ DE MURTOSA


    De Esq. a dir. Pastor Manuel Castro, Evangelista Manuel António, Pastor Carlos Arellano, Profeta Amadeu Soares, Salmista Aurora Soares e Pastora Lurdes Pereira.

Ordenação ao Ministério Pastoral

    No Domingo 12 de Dezembro de 2010, durante a Festa das Colheitas, foi ordenada ao Ministério Pastoral, D. Lurdes Pereira, que nos últimos anos desenvolveu seu serviço na Obra do Senhor como Obreira.

    Nós cremos que o acréscimo da Pastora Lurdes Pereira não será só de benefício para a Igreja Local senão para o Corpo de Cristo, conforme ensina Efésios 4:11-16.


14/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (30ª Parte)

Marcos 2:23-28
    E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez David, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
    Como entrou na Casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo-sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem, até do sábado é Senhor.
    Nestes dias chegam dias especiais para alguns, para outros é-lhes indiferente. Aqui encontramos gente religiosa que haviam convertido o dia sábado num fardo, onde às coisas básicas da vida eram proibidas por eles.
    Quando convertemos os dias, reuniões, pessoas, instituições, regras em um fim, esquecemos de que só são meios que Deus criou ou permite, não são um fim em se mesmo. Penso que Deus está mas interessado na misericórdia, compaixão, na ajuda ao próximo de que uma exaltação desmedida de datas ou actividades que só tomamos importância numa determinada data, e o resto do ano?
Pensa nisso.

13/12/2010

CCI MURTOSA


Comunidade Cristã Infantil de Murtosa
Profesores, Auxiliares e os Ungidos








Pensando com o Pr. Carlos (29ª Parte)

Marcos 2:21-22

    Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.

    Estes versos me fazem lembrar aquelas situações em que algumas pessoas acabam um relacionamento que correu mal e pensam que iniciando outro sem solucionar os problemas, atitudes erradas que tiveram, não voltará a surgir novamente.

    Assim acontece também noutras áreas da vida, saem dum trabalho para outro, saem duma comunidade para outra e assim a vida contínua, arrastando os mesmos problemas para novas situações, não passa de remendo novo em veste velha ou vinho novo em odres velhos, voltar-se-á a repetir o mesmo ou ficará pior.
Jesus falou de uma nova vida que estará livre do passado para começar a viver o melhor que Deus tem para nós. Como diz a Escritura, "se estamos em Cristo somos novas criaturas e todo o que não presta fica para trás"

Pensa nisso.

10/12/2010

DONS DE MINISTÉRIO (3ª Parte)


DOM DE PROFETA

Quando pensamos em Profeta, vêm a nós, nomes como Samuel, Jeremias, Ezequiel, etc; profetas que operaram no Antigo Testamento. Houve uma época em que foram chamados de videntes.

1 Samuel 9:9 (Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente)
Vidente segundo o dicionário é alguém que vê, que tem visões, é uma pessoa que pretende ter um poder supranormal de conhecer acontecimentos passados ou futuros e descobrir coisas ocultas. Hoje é relacionado com adivinhos, cartomantes, etc.

O Profeta do Antigo Testamento era alguém chamado por Deus. Deus o capacitava com uma unção única e especial. O Espírito Santo estava sobre ele, cumpria um ministério específico, durante um breve ou longo tempo. Tinha o entendimento das coisas espirituais para o presente ou futuro, lhe eram revelados sobrenaturalmente.

A Lei e os mandamentos de Deus tinham sido revelados a Moisés. Quem as escreveu e eram ensinadas a Israel.

Deuteronômio 27:3 E, havendo-o passado, escreverás nelas todas as palavras desta Lei, para entrares na terra que te der o Senhor, teu Deus, terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais.

Deuteronômio 31:9 E Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do concerto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.

Porque surgiram os Profetas na época do Antigo Testamento? Para dar direcção, para fazer voltar a Israel ao caminho quando este se desviava ou desobedecia a Lei do Senhor. Os Profetas iam recebendo a revelação da condição espiritual no presente e as consequências que haveria no futuro; isto era o que os Profetas anunciavam.

Os Profetas não eram populares porque sua mensagem era de exortação, repreensão, advertência e o povo não gostava e era ali que surgiam os falsos profetas que profetizavam o que o povo queria ouvir.

Precisamos profetas nos dias de hoje? Sim, Efésios 4:11 os menciona. Hoje nós temos a Bíblia completa, 2 Pedro 1:19-21; 2 Timóteo 3:16-17 Mas apesar de ter mais liberdade de reunir-nos, Bíblias de todos os tipos, TV cristã, internet, livros, etc; o cristão do Novo Testamento a semelhança do israelita do Antigo Testamento, desobedece, segue suas ideias, rebela-se.
Deus precisa levantar Profetas que preguem a Palavra de exortação, mostrar a direcção que Deus quer para seu povo. "Assim diz o Senhor" contínua vigente para que todos andemos pelo caminho que Deus traçou.

Lamentavelmente existem muitos falsos profetas, chamados de profetas da prosperidade, da fé, do sucesso que só profetizam riquezas, vitórias, sucesso, multidões e a maioria quer ouvir suas mensagens de satisfação material aqui e agora.

Precisamos na Igreja de Jeremias, Isaías, os Profetas de Antioquia, Judas, Silas
Actos 15:32 Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortavam e confirmaram os irmãos com muitas palavras.

09/12/2010

COMO VOCÊ PODE TORNAR-SE CONFIANTE?

COMO VOCÊ PODE TORNAR-SE CONFIANTE?
     Deus demonstrou que somos importantes para Ele em dois actos. Primeiro, Ele nos criou a Sua imagem e, Segundo, através de Jesus Cristo, Ele morreu pelos nossos pecados.
     Deus pensou tanto em você e o viu como uma pessoa de tanto valor, que permitiu que o Seu Filho morresse para que você pudesse viver. Aí si, se começamos a nos ver sob a luz das acções de Deus em nosso benefício, nós imediatamente começaremos a ter mais confiança.
     Não há nada mais humilde de que a percepção, que se você a única pessoa neste mundo, Jesus teria morrido por você. Isso faz de si, alguém de muito valor. Outro modo de nós tornar confiantes é colocar nossos olhos em Deus e não na nossa situação. Tente viver de acordo com os primeiros três versos do Salmos 27:1-3
     “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida, de quem me recearei?
     Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
     Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.”
                                  Profeta Amadeu da Silva Soares

08/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (28ª Parte)

Marcos 2:18-20
    Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?
    E Jesus disse-lhes: Podem, porventura, os filhos das bodas jejuar, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar. Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.
    Jesus deve ter tido muita paciência, por que sempre era-lhe cobrado cada coisa que não fazia como os outros grupos e também quando fazia algo que os outros não faziam.
    A questão aqui era o jejum (abstinência de alimentos ou líquidos). Uma coisa que demorei entender um tempo, foi descobrir de que dentro do Corpo de Cristo há movimentos diferentes, com práticas diferentes, cultuam ao mesmo Deus que nós cultuamos, mas cada um tem a sua maneira ou formas.
    O problema é quando queremos que todos sejam como nós somos e que façam o mesmo que nós. Deus é um Deus de diversidade e podemos mostrar uma maturidade quando aprendemos a respeitar às pequenas ou grandes diferenças entre os membros da Igreja de Cristo.
    Evitemos impor nossas formas aos outros. Deus nos fez diferentes.
Pensa nisso.

07/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (27ª Parte)

Marcos 2:15-17
    E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido. E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
    E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.
    De uma coisa podemos ter certeza acerca de Jesus, não era preconceituoso no seu relacionamento com as pessoas, podia estar com gente chamada da alta sociedade, como podia estar com pessoas simples e iletradas.
    Aqui o vemos comendo com publicanos (cobradores de impostos) e pecadores e também estava presente outro sector da sociedade, os religiosos que o criticavam. As vezes nós somos como os religiosos, nos convertemos e formamos um círculo de amigos crentes e com o passar do tempo já não nos misturamos com os pecadores, não por preconceito, senão por negligência, esquecemos dos pecadores, já não falamos de Jesus aos incrédulos porque nos sentimos bem com aqueles que se parecem a nós.
    Jesus ensinou que Ele veio para curar os doentes, os que precisam de médico. Teu círculo de amigos crentes já é salvo, dá um tempo a aqueles que precisam e querem ser curados por Jesus.
Pensa nisso.

06/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (26ª Parte)

Marcos 2:14

    E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.

    Podemos chamar a Jesus quando esteve na terra, um homem de muitas palavras e um homem de poucas palavras. Nos evangelhos o encontramos a dar grandes discursos e até debatendo-se com seus opositores, mas aqui só diz uma palavra a Levi, Segue-me.

    Quantas palavras precisamos nós de ouvir para que nos convençam, para que nos dediquemos mas a Deus, quantas pregações necessitamos ouvir mais para obedecer as ordens do Mestre.

    Temos que desenvolver uma atenção especial quando Jesus fala. Ele as vezes não vai querer tomar tempo em bla, bla connosco, só está a espera de nossa obediência, porque Ele já transmitiu o que quer. Se Jesus passa-se hoje diante de nós e disse-se: Segue-me, seremos como Levi, deixaremos todo e obedeceremos?

Pensa nisso.

03/12/2010

Dons de Ministério 2ª Parte

DONS DE MINISTÉRIO, DOM DE APÓSTOLO

    Apóstolo significa enviado. Um apóstolo é uma pessoa que é:

    Chamada por Deus, "um vaso escolhido" Actos 9:15

    Separada para um propósito especifico, "levar o meu nome diante dos gentios" Actos 9:15

    Enviada no tempo certo de Deus, "enviados pelo Espírito Santo" Actos13:4

    O Apóstolo é enviado por Deus para estabelecer o fundamento (que é Cristo) para que todo o edifício seja construído sobre as verdades do Evangelho.

    1 Coríntios 3:10-11. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquitecto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

    Seu ministério é especifico entre um determinado povo o região, que pode ser na sua própria nação ou fora dela.

    Existem duas linhas de pensamento:

    1.Que os doze Apóstolos de Jesus foram os únicos

    Lucas 6:12-13. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apostolos.

    2.Os Apóstolos continuaram a surgir após a ascensão de Jesus aos céus.

    Actos 13:1-4. E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o Tretarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me (Separado) a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho (Chamado). Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, (Enviados) pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

    Na lista dos dons de ministério em Efésios 4:11, é mencionado Apóstolo. Nas epístolas de Paulo se apresenta como Apóstolo. Romanos 1:1; Gálatas 1:1; Efésios 1:1 Tanto o Apóstolo Paulo como o Apóstolo João mencionam que há falsos apóstolos, 2 Coríntios 11:13-14 e Apocalipse 2:2.

    Gostaria de aproveitar para comentar acerca do Apóstolo no dia de hoje. Creio que existem muitos homens e mulheres no Corpo de Cristo, talvez só chamados de missionários, obreiros o pastores pelas suas organizações e o povo que ministram, que foram chamados, separados e enviados (com apoio ou sem ele) mas que estão a desenvolver um trabalho apostólico específico em um povo determinado estabelecendo o fundamento.

    Aquilo que aconteceu em Actos 13: 1-3 deve ser uma referência para saber reconhecer o chamado apostólico, onde a liderança reconhece o dom e o liberta para que opere. Infelizmente há um extremo, onde de maneira indiscriminada se ordena apóstolos, en cultos, congressos, etc. De maneira improvisada, emocionada, impulsiva, normalmente pregadores itinerantes que impõem mãos levianamente, estabelecendo segundo eles apóstolos da cidade, do distrito, da nação, por isso assistimos a uma proliferação de apóstolos que continuam a desenvolver o que sempre fizeram, pastorear, evangelizar, ensinar, cantar, só que agora tem título de Apóstolo.

    Não esqueçamos que o verdadeiro Apóstolo é Chamado, Separado e Enviado a uma missão específica, dá início a algo para o qual Deus precisa dele. Os falsos apóstolos só vivem manipulando, controlando, impondo sua personalidade, procurando incautos que acreditem em suas revelações fantásticas e enganosas e se podem pagar dinheiro por ouvi-los melhor, lucram com a piedade.

02/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (25ª Parte)

Marcos 2:13
    E tornou sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
    Posso imaginar que muitos crentes que frequentam às diversas congregações espalhadas pelo mundo, se sentem limitados por eles mesmos, apesar das grandes possibilidades que tem dentro de si pela presença do Espírito Santo.
    Eles observam a seus líderes e pensam que não seriam capazes de ensinar, pregar ou dar um estudo como eles e podem ter uma certa razão, mas a Bíblia convoca a todos os seguidores de Jesus a fazer discípulos, a ensinar aquilo que aprenderam durante sua vida cristã, seja muito ou pouco tempo.
    Jesus ensinava a um grande público é individualmente segundo a ocasião aos pecadores, pessoas que não sabiam nada acerca do Reino de Deus. Vou passar algo que digo sempre aos crentes, você sabe muito comparado com a gente que não assiste congregação nenhuma.
    Aquilo que tu sabes é suficiente para saciar a fome espiritual dos que andam a procura de que alguém lhes ensine. Ensina como Jesus.
Pensa nisso.

01/12/2010

Pensando com o Pr. Carlos (24ª Parte)

Marcos 2:6-12
    E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo: Porque diz este assim blasfémias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
    E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Porque arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
    Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.
    Há um grande obstáculo que se levanta quando fazemos a obra de Deus, a religião, enraizada por séculos na região onde moramos. Jesus teve que enfrentar oposição dos religiosos da sua época, que questionaram sua doutrina e acções. Mas Jesus não se amedrontou, pelo contrário os enfrentou com sabedoria e firmeza.
    Ele tinha uma certeza no seu coração, sabia que o Pai o tinha enviado para estabelecer o Reino de Deus. Nós hoje temos nossos inimigos religiosos, não estou a incitar-te a brigar com eles, senão a fazer a tua parte, proclamar o Evangelho, com todo poder e autoridade.
    Não interessa se zombam, questionam, criticam ou levantam dúvidas acerca de nós. Nós sabemos em quem temos crido e os paralíticos espirituais ou físicos andaram.
Pensa nisso.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...