Significa que não é afetado pelo tempo. Deus é atemporal, Ele sempre existiu, Ele não nasceu um dia como nós, não teve, nem terá um fim, Ele é eterno.
É bom que ponhamos nossa fé em Deus, porque Ele sempre está presente. O ser humano como criatura tem um limite de duração em relação a sua permanência na Terra. Um dia nasce e um dia morre, sua vida pode ser frutífera e abençoar a muitas pessoas ou sua vida pode ser um tropeço e confusão para muitas pessoas.
Pelo fato de ser temporais como seres humanos, nossa permanência na Terra está sujeita a um período de tempo, este pode ser curto ou longo, não há uma garantia que permita viver mais tempo, um dia acaba. O que pode fazer com que nossa vida passe da condição de temporalidade para uma condição de atemporalidade é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, mas isso só acontecerá quando o Reino de Deus se estabeleça em toda sua plenitude, quando gozemos a eternidade juntamente com Ele.
Ao crente em Cristo lhe é prometido a vida eterna a hora de crer, mas a durabilidade de vida aqui na Terra continua sujeita a um tempo limitado de existência. O cristão também morre a semelhança do seu próximo não crente. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá”. Quando estejamos com Jesus no Seu Reino Eterno, participantes da Sua Glória na eternidade, passaremos a ser atemporais, o tempo não nos afetará, ainda que seja por toda a eternidade.
O incrédulo um dia também entrará na dimensão do atemporal, e o tempo não o afetará, só que infelizmente, passará a eternidade separado do Criador, sofrendo as consequências por causa da sua incredulidade e dureza de coração. Apesar do amor de Deus pronto a ser depositado em seu coração, preferiu viver distante Dele, não considerando os apelos que lhe foram dados, sobre a necessidade de arrepender-se e reconciliar-se com Deus.
Jesus disse que não veio ao mundo para condenar o mundo, senão para que o mundo seja salvo por Ele. Cristo deu sua vida por cada ser humano que habitou e habita este planeta, se não o aceitam, o juízo de Deus um dia o alcançará e receberá seu justo castigo eterno, já que não quis aceitar a salvação oferecida em Cristo Jesus.
Deus é amor e seu amor está estendido para cada criatura, Ele sabe como chegar a cada uma delas e através dos tempos sempre agiu. O tempo não é um limite para Ele, a Bíblia disse: “Jesus é o mesmo de ontem, hoje e sempre”. Ele é atemporal, o tempo não impede sua ação a favor da humanidade.
Chegará o dia em que cada ser humano que não o reconheceu, nem aceitou Sua salvação e esteja ante Sua presença, não terá argumento nenhum que o possa justificar ante Ele, porque seu pecado e conduta será notório, não haverá onde ocultar-se.
O atemporal, que é uma característica de Deus, também o será para aqueles que o aceitem como seu Senhor e o desfrutaremos por toda a eternidade.
pr. Carlos Arellano