Uma das disciplinas da vida cristã é a oração, porque ela nos levará a ter uma relação com Deus. Pretender viver um cristianismo com orações circunstanciais ou de vez enquanto, não ajudará em nosso crescimento espiritual.
Alguns dizem que não sabem orar, mas conseguem falar com outras pessoas. Se consegues fazer isso, então, podes falar com Deus.
Deus não está interessado em orações perfeitas, com palavras especiais, com uma linguagem sofisticada ou muito intelectual; Ele quer que você seja autêntico e sincero.
Lembro-me os primeiros tempos da minha vida cristã, em meu desejo de servir a Deus, procurando a unção e seu favor para poder ministrar com eficácia. Ficava observando, lendo a vida dos famosos pregadores e como eles tinham uma comunhão com Deus e o tempo x que passavam com Ele. Tinha a ideia que passando mas horas, fazendo determinados jejuns ou vigílias, conseguiria ser como eles e seria usado por Deus como eles ou mais que eles.
Com o tempo descobri que cada um que faz parte do Corpo de Cristo é único e distinto a seus irmãos e irmãs na fé e que Deu quer que guardemos e desenvolvamos a nossa originalidade.
Os líderes ou irmãos devem ser um exemplo para nós, como nós o devemos ser para outros, mas isto não deve ser motivo para copiar-lhos, pensando que se faço como ele ou ela faz, funcionará da mesma maneira.
Quando ores a Deus, sê tu mesmo, não pretendas copiar a ninguém, nem imitar o que outros fazem, porque essa é a experiência deles, tu tens que ter tua própria experiência, tua própria relação com Deus, sentir-te a vontade com Ele e não criar uma situação artificial, porque simplesmente estarás a imitar como outros fazem.
Deus quer que fales com Ele de maneira natural, espontânea, genuína, não importa se não sabes falar perfeitamente, nem tens um rico vocabulário ou um grande conhecimento intelectual ou bíblico. Sê tu mesmo!
Deus gosta e ama-te como tu és, te criou e formou com as tuas próprias características, totalmente diferente as minhas e dos outros, não precisas ser fotocópia de ninguém.
Assim, quando ores a Deus, seja você!