Havia na cidade de Jope uma mulher discípula chamada Tabita, que em grego era Dorcas que significa gazela, uma crente que estava sempre a fazer bem aos outros, especialmente aos pobres. Por esta altura Tabita adoeceu e morreu. As pessoas suas amigas prepararam-na para o funeral e puseram-na num quarto superior. Ao saberem que Pedro se encontrava ali perto, em Lida, mandaram dois homens pedir-lhe que fosse com eles a Jope.
Pedro assim fez, e logo que chegou levaram-no ao quarto onde Tabita se encontrava. O compartimento estava cheio de viúvas que choravam e mostravam as túnicas e outra roupa que Tabita lhes fizera. Mas Pedro, pedindo a todos que saíssem do quarto, ajoelhou-se, orou e voltando-se para o corpo disse: “Levanta-te, Tabita!” e ela abriu os olhos.
Quando viu Pedro, sentou-se. Pedro estendeu-lhe a mão, ajudo-a a pôr-se de pé, chamando os crentes e as viúvas, apresentou-lhes a ressuscitada.
A notícia espalhou-se rapidamente pela cidade, e foram muitos os que creram no Senhor. Pedro ficou ainda muito tempo em Jope, vivendo com Simão o curtidor. ATOS 9:36-42
Que fazer quando não há um apóstolo, um evangelista ou um pastor por perto e enfrentas uma situação humanamente impossível? Ora e exerce a tua fé!
Em última instância quem decide intervir de maneira sobrenatural é Deus. Penso que todos nós nalguma oportunidade oramos por algo impossível e Deus ouviu a nossa preze e assistimos a um milagre diante dos nossos olhos.
Pedro teve fé e usou a autoridade delegada por Jesus e fez o mesmo que seu Mestre fazia. Nós devemos fazer o mesmo quando enfrentamos uma situação sem solução e onde as nossas capacidades humanas não têm poder para mudar, mas para Deus não há nada impossível.
No caso relatado vemos que o corpo de Tabita estava rodeado de crentes e viúvas que só choravam a perdida e ninguém ousou orar ou crer no sobrenatural. A dor, a perdida, a separação física neste caso podem deixar aos familiares e irmãos na fé perplexos e atónitos, mas Deus tinha ainda propósitos com Tabita e Pedro foi o instrumento para voltar tudo à normalidade.
Quando cremos e exercemos fé, muita coisa pode voltar à normalidade!