07/06/2017

INSTRUMENTOS DE DEUS NA EVANGELIZAÇÃO II


Ontem escrevi sobre a importância tanto da mensagem como do mensageiro ou mensageira, ambos devem estar acorde. A mensagem deve conservar a sua pureza, tal como Deus a revelou na Sua palavra e não permitir que nada adultere a mensagem. Em relação ao mensageiro, este deve ter uma vida que dignifique a mensagem que prega. Uma das coisas que Jesus questionou e denunciou foi a hipocrisia dos religiosos da sua época, pregavam, mas não faziam.

Jesus deu uma ordem a seus discípulos: “Ide”. Este é um mandato e não uma opção. Não importa em que situação se encontre, a ordem já foi dada. Devemos aproveitar toda oportunidade que surge para comunicar a mensagem do evangelho, as boas novas de parte de Deus para com a sua criação.

Esta ordem, que encontra-se tanto no evangelho de Mateus como Marcos, tem dois aspetos: Missão e ensino. O primeiro está orientado a pessoas que nunca ouviram e que precisam ouvir acerca da salvação e o segundo tem que ver com o discipulado que se faça com aqueles que creem e aceitam ao Senhor Jesus como seu Salvador pessoal. Esta tarefa fica para os pastores e os crentes maduros, que entendem sua responsabilidade de discipular aos novos convertidos.

Se não abrimos a nossa boca, nunca sairá a mensagem por meio dela. Se não vamos ao encontro das pessoas, elas nunca saberão que há uma boa nova a sua disposição. Devemos dar as pessoas a oportunidade de ouvir o evangelho, a decisão de aceitar ou não cabe a elas. A nossa parte é anunciar, pregar o evangelho a toda criatura e cada crente em Cristo deve contribuir para isso. Não somos enviados a converter pessoas para Cristo, nem fazer proselitismo, somos enviados para anunciar as boas novas, quem convence de pecado, justiça e juízo é o Espírito Santo, quem também operará o novo nascimento no coração daquele que crer a mensagem. 

Comuniquemos a mensagem!

O apóstolo Paulo na carta que escreveu aos Coríntios lhes disse que cada crente em Cristo torna-se num embaixador, um representante Dele aqui na terra. Não importa em que parte do mundo viva, ali deve fazer e realizar sua representação como embaixador de Cristo.

Como embaixadores de Cristo nossa missão é a de cumprir o ministério da reconciliação, que significa restabelecer a paz e as boas relações entre as pessoas. No caso do evangelho, o ser humano está de relações rotas com seu Criador. Deus tomou a iniciativa para reconciliar-se, por isso enviou a Jesus Cristo a dar sua vida por nós, a fim de que nosso problema (pecado) seja curado e surja a possibilidade através da fé, crer e ser salvo em Cristo.

Toca-nos a nós, crentes em Cristo, anunciar seu Nome, sua maravilhosa salvação, disponível para todo aquele ou aquela que crer.4

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...