06/07/2017

LIVROS DA BÍBLIA: AGEU


A profecia de Ageu, que pertence ao período pós-exílio, é uma chamada dirigida as autoridades e ao povo, a fim que reiniciem a construção do templo, depois de 16 anos de interrupção e demoras.

O profeta põe a descoberta o ponto de vista falso porém prevalente de que a obra de Deus é secundária e deve esperar até que primeiro se resolva os problemas económicos.

Quando os dirigentes e o povo respondem ao chamado do profeta de parte de Deus, lhes assegura que receberão a ajuda Dele, anima-os e promete-lhes que Deus os fará prosperar, por causa de haver cumprido a vontade e o trabalho de Deus. Conclui sua mensagem confirmando a eleição divina do governador Zorobabel e indicando seu significado messiânico.

A profecia está cuidadosamente datada no ano 520 AC e não há dúvida que foi Ageu quem a escreveu, quem está associado ao profeta Zacarias e ao sacerdote Esdras. Fora da sua participação na construção do Templo, nada se sabe sobre sua vida e carácter.

Seu estilo direto, franco, adapta-se admiravelmente a sua missão prática de censurar e animar.

Hoje, lugares para congregar não faltam. Existem cidades e vilas que na mesma rua têm várias congregações; como também o extremo, tanto que nalguns países está proibido congregar-se, menos existir um lugar de culto, mas isso não impede que os crentes encontrem um lugar para adorar a Deus e aprender a Palavra.

A falsa doutrina da prosperidade nas últimas décadas tem levado a maioria da igreja a viver na mesma atitude e comportamento que existia na época de Ageu, o espiritual passou a um segundo, terceiro ou nenhum lugar na vida do crente e o material ou materialismo ficou no primeiro lugar, como sinonimo de estar sendo abençoado por Deus.

Tal é o engano, que o crente seguidor desta falsa doutrina acredita que se existem bênçãos materiais em sua vida é porque Deus está de seu lado e acaba pensando que é dever de Deus de dar-lhe todo o que quer. Infelizmente quem tem a culpa são os pregadores, sejam apóstolos, pastores, evangelistas que usam sua imagem de prosperidade como exemplo a ser imitado pelos crentes, usando-se da Bíblia, tomando os versos convenientes a sua mensagem e alimentado a avareza e a cobiça no coração dos seus seguidores.

Graças a Deus que os dirigentes e o povo reagiram positivamente a mensagem de Ageu e estabeleceram a prioridade de fazer a vontade de Deus primeiramente. Hoje, torna-se mais difícil, porque são milhões de milhões de crentes das mais diversas denominações que iludidos pelos falsos pregadores da prosperidade seguem seus falsos ensinamentos.

Conseguir que toda a igreja de Cristo na sua totalidade se aparte desta falsa doutrina é uma tarefa impossível. Cabe a cada crente revisar sua vida e ser honesto consigo mesmo.

Deus deve estar no primeiro lugar da nossa vida, conforme disse Jesus: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as coisas necessárias serão providas”. Não ao contrário!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...