27/10/2017

LIVROS DA BÍBLIA: DANIEL


O livro de Daniel sempre nos círculos teológicos despertou interesse e também controvérsia. Seus leitores têm sido impactados com os relatos de heroísmo descritos nele, quando seus protagonistas enfrentaram épocas de perigo, como também consolo aos fiéis seguidores de Deus pelos relatos da Sua presença e bênção.

Os primeiros capítulos de Daniel relata certas experiencias destes jovens judios, Daniel e seus três amigos que faziam parte da catividade em Babilónia. Ao negar-se a ser atraídos pelo mundo pagão em que viviam e os perigos que os ameaçavam, sua fidelidade a Deus constitui a essência do drama. Sus libertações sobrenaturais, Daniel, do foso dos leões e Sadraque, Mesaque e Abed-nego do forno ardente, demonstram o amor e poder de Deus.

Nabucodonosor, orgulhoso e seguro na sua conduta despótica é humilhado até que reconhece que a providência de Deus governa até a vida do monarca. O terrível pecado de Beltsasar, o rei que sucedeu a Nabucodonosor, sua arrogância, provocou a sua derrota.

As visões proporcionadas no livro de Daniel seja aos governantes pagãos ou a Daniel mesmo, são consideradas pela maioria dos estudiosos da Bíblia como uma visão futura dos últimos dias. As profecias dos quatro reinos e do quinto grande reino, o reino de Deus, são uma descrição da história da humanidade. Os quatro reinos formaram-se segundo a profecia e o quinto espera o seu cumprimento na segunda vinda de nosso Senhor.

Os grandes temas da profecia de Daniel são assunto vital para a igreja na atualidade: a apostasia do povo de Deus, a revelação do homem de pecado, a tribulação, a segunda vinda, o milénio e o dia do juízo. Ao abrir o livro de Daniel, nos vemos confrontados com uma interpretação da história que não somente tem-se cumprido em grande parte, senão que cumprir-se-á totalmente. É esta segurança que faz com que o livro de Daniel seja de vital e significativa importância nesta época que vivemos.

Não importa qual seja a circunstância que estejas a atravessar nesta época da tua vida. O mundo vive tempos perigosos e não existe lugar seguro em parte alguma. A única e real segurança está em Deus, ao qual fazemos bem em segui-lhe como o fizeram Daniel e seus amigos. Em todo tempo permaneceram fies a Ele e foram preservados e honrados.

Governantes maus e soberbos continuam a existir e muitas vezes oprimindo ao povo com suas crenças totalmente contrárias aos valores de Deus. O cristão não deve deixar-se influenciar por elas, pelo contrário deve marcar a diferença, mantendo uma vida santa e imaculada no meio dum mundo corrupto. 

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...