30/04/2015

DE QUALQUER JEITO

Irmãos, a Obra de Deus não deve fazer-se de qualquer jeito! Mas, infelizmente alguns vivem sua vida cristã de qualquer jeito. Lembre-mos que nosso Deus é um Deus de ordem e fez todas as coisas que existem perfeitas e achou que tudo o que tinha criado era muito bom.

Isto significa que Deus não improvisou nem improvisa, apesar de ser Soberano para intervir quando Ele quiser e da maneira que Ele quiser. Mas, em relação a Seus Propósitos há planos desde antes da fundação do mundo, onde nós como crentes em Cristo nos tornamos parte ativa deles.

Se você e eu somos parte dum Plano Perfeito elaborado por Deus com toda precisão, porque viveremos e agiremos de qualquer jeito? Porque queremos pregar, cantar, servir e ajudar de qualquer jeito, tipo improvisação, sem ter uma devida preparação para que a nossa parte seja feita eficazmente e eficientemente.

A Bíblia fala de que toda a Escritura é útil, proveitosa e instruidora para que o cristão esteja preparado para toda boa obra. Disse boa obra, perfeita, não de qualquer jeito.

Se agimos de qualquer jeito, não corresponderemos a expetativa que Deus tem de nós, Ele sabe que somos imperfeitos e falhos, mas isso não nos isenta de preparar-nos e esforçarmos por ser melhores no serviço a Ele.

Jesus durante trinta anos não teve uma participação notória, só o breve relato da conversa que mantive com os escribas no Templo aos doze anos. Durante todo esse tempo se foi preparando até o início do seu ministério público, foi um filho submisso, estudante, porque frequentava a sinagoga, trabalhador, porque ajudava a seu pai na carpintaria e mantive sempre uma comunhão com Seu Pai, por isso crescia em graça para com Deus e os homens.

Quando chegou seu tempo para intervir Ele estava preparado e ainda foi testado no deserto enfrentando a seu adversário resistindo toda tentação com o poder da Palavra. Quando começou seu ministério estava preparado, porque foi se preparando ao longo da sua vida, por isso Ele não fez a Obra de Deus de qualquer jeito, senão, debaixo das diretrizes dos Pai e usando os dons e capacidades que lhe foram dados.

O cristão nascido de novo tem todas as ferramentas dentro de si para executar habilmente a Obra de Deus; isto vá exigir uma constante preparação e aperfeiçoamento para que quando nos tocar intervir, por mais pequeno que seja o serviço o façamos eficazmente e eficientemente e não de qualquer jeito.

29/04/2015

MEDIOCRIDADE

Esta palavra vem de medíocre que significa alguém que está entre o bom e o mau, que manifesta insuficiência, pessoa de pouco mérito.

Ninguém gosta de ser chamado de medíocre, mas na verdade às vezes o somos, por comodismo, preguiça, apatia, indiferença ou falta de esforço e dedicação. Isto também pode atingir nossa vida espiritual, em vez de ser melhores e mais excelentes cristãos, não passamos de cristãos medíocres e normalmente quem cai nisto sempre tem uma e mil escusas para se justificar ante Deus e os demais.

Enganar ou tratar de enganar não soluciona o problema da mediocridade. É preciso esforço e dedicação para crescer na graça, no conhecimento e atingir uma maturidade espiritual.

Acerca dos talentos e dons que nos são concedidos, eles precisam ser desenvolvidos. Há crentes que se conformam com o mínimo, inclusive pastores ou líderes, que são preguiçosos para estudar e aprofundar na área onde deveriam tornar-se peritos, eficazes e excelentes para poder enriquecer aos outros.

Às vezes encontramos situações em que a maioria se conforma com a mediocridade, como aquele que canta mal, mas o faz com amor segundo ele ou ela, o prega péssimo, mas o faz com muita boa intenção segundo ele e assim por diante. Se foram chamados para realizar determinado labor na igreja, então que melhore com o passar do tempo e cada vez seja melhor; senão foram chamados a fazer o que tentam fazer e sempre de maneira medíocre, é melhor retirá-los e dar lugar a outro que faça mais eficazmente o serviço.

Não estou a dizer que são maus irmãos, nada que ver, senão que seu esforço é mínimo, limitando-se a fazer o básico e não querem exigir mais deles; já são salvos e para eles é suficiente.

Não basta e nem é suficiente ser salvos. Jesus nosso modelo de referência, Ele crescia em tamanho, sabedoria e graça para com Deus e os homens, esforçou-se até o último minuto da sua vida e hoje está na Glória. Ele passou pelo mesmo que nós, mas nunca deixou a mediocridade tomar conta Dele.

Pedro e João eram analfabetos, mas hoje nos enriquecemos com suas cartas.

Todos passamos por momentos em que a força falta, o ânimo, os contratempos, as provas, etc. Mas a Bíblia disse que somos mas que vencedores em todas essas coisas, não devem se tornar justificações para ser medíocres.

28/04/2015

CORAÇÃO DIVIDIDO

A Bíblia relata a batalha espiritual que travou Elias ao lidar com um povo com coração dividido, por um lado queriam Deus e seus benefícios e por outro adoravam aos baales, deuses pagãos. Elias, usado por Deus demonstrou visivelmente quem é o Deus verdadeiro, mas isso não mudou totalmente o coração de Israel.

Hoje, encontramos pessoas com corações divididos, seja a nível da religião, no casamento, no trabalho ou na igreja.

A Bíblia fala que Deus põe o querer como o fazer segundo a Sua Vontade em nossos corações, noutras palavras Ele estabelece Seu Propósito, desejo e plano para que nos o executemos. Isso significa que nos planta num lugar para que a partir dali façamos o que Ele quer, conforme a função e de acordo com os dons concedidos.

Seu desejo é que permaneçamos fiéis no lugar onde devemos servir-lho e que nos entreguemos de todo coração, primeiramente a Ele e depois a Sua Causa. Não somos chamados a fazer tudo e mais alguma coisa, senão aquilo que Ele quer.

O problema com alguém que tem coração dividido é que quer estar em dois lugares ou duas realidades diferentes e isto leva a que a pessoa ou pessoas no fim de contas não estejam em nenhum dos dois. Porque ao dar força a um, debilita o outro e assim sucede se for ao contrário.

Às vezes, deparo-me com crentes que querem estar em dois lugares a mesma vez, gostam da sua igreja, mas também querem experimentar algo diferente e não se dão conta que seu coração já ficou dividido.

Não creio que Deus promova uma divisão de coração. Como já expliquei anteriormente, Deus planta um desejo no nosso coração, seja onde congregar-nos e que tipo de serviço deseja que façamos.

Se Deus deseja algo novo, então Ele trabalhará no nosso coração colocando um amor e interesse pelo novo que deseja que nos envolvamos; nunca promoverá uma divisão no coração de maneira constante, porque sabe que quem entra nessa atitude não fará nada com eficácia em nenhum lado.

Se Deus não está ordenando uma mudança de lugar, de congregação ou de ministério, então é a própria pessoa que está a dividir seu próprio coração e tudo isto trará dor, porque as pessoas a seu redor apercebem-se que estão fisicamente, mas seu coração está noutro lado.

Pastor Carlos, que fazer com alguém que tem coração dividido? Deixa-o sozinho(a) para que chegue a suas próprias conclusões, que decida que é o que quer.

27/04/2015

AS COISAS SÃO MAIS IMPORTANTES

Talvez você lê este título e pensa imediatamente que não é bem assim e concordo consigo. Mas, muitas pessoas não acham assim, podem parecer que concordam connosco, mas é pura teoria, na prática as coisas estão no primeiro lugar no seu coração.

Nestes dias observando a alguém que lhe foi tirado uma coisa e agora não quer cumprimentar, olha de lado e faz gestos e caretas, chego a conclusão que as coisas são mais importantes que os relacionamentos.

Nunca uma coisa ou coisas devem estar antes que meu amor por Deus e meu próximo. Para esclarecer, quando digo coisas, refiro-me a objetos, bens, dinheiro, etc. Coisas que até alguns matam por elas.

Todas as coisas da vida são passageiras e são meios, não um fim em si mesmo. Esta verdade às vezes alguns crentes nem entendem, porque seu coração está agarrado a elas desesperadamente.

Pensemos e ajamos como Deus é, tudo aquilo que fez ao nosso favor por meio de Jesus Cristo foi por amor a nós, não por aquilo que nos temos. Aliás, tudo aquilo que obtemos na vida é por obra e misericórdia Dele; até a força para trabalhar e produzir vem Dele.

Deus não está interessado nem deseja que amemos as coisas mas que as pessoas. Um ser humano sem Deus pode agir dessa maneira, porque sua mente está entenebrecida, não entende o mundo espiritual de Deus e só pensa de maneira egoísta e mesquinha e às vezes fará tudo o que esteja a seu alcance para obter coisas, agarrando-se delas como se fossem eternas, mas as coisas envelhecem, se perdem, as roubam, apodrecem, não vale a pena.

Agora se usamos as coisas como um veículo para servir aos outros, isso si vá a perdurar. As pessoas também têm um tempo de duração, mas aquilo que nos como cristãos façamos a favor delas ficará marcado.

O negócio de Deus são vidas, não coisas. Deus usa pessoas, que nas suas mãos saberão dar o lugar devido as coisas para que sejam usadas para glória de Deus e benefício de seu próximo.

Se por causa dalguma coisa, seja o que for, isto leva-te a romper relacionamentos, estragar amizades, sejam familiares ou irmãos da igreja, a ordem de valores na tua vida está totalmente contrário ao que Deus estabelece na Sua Palavra.

O primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo é semelhante amar a teu próximo como a ti mesmo e para completar o argumento a Bíblia disse: Não ameis o mundo nem as coisas que estão no mundo.

24/04/2015

UMBIGO

Anatomicamente é uma cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, no ponto em que o cordão umbilical se prendia ao indivíduo durante a sua vida fetal.

Figurativamente significa centro. Neste sentido usa-se uma expressão: Só lhe interessa seu umbigo ou só está olhar para seu umbigo.

Biblicamente o descreve como pessoas que só atentam para seu ventre. Noutras palavras, tudo o que faz na vida tem só um único interesse: satisfazer-se a si mesmos, sem respeitar os interesses dos outros, não considerando o bem-estar dos outros, simplesmente uma mera atitude do mais egoísta que possamos encontrar.

Isso levanta a questão: Será que haverá pessoas dentro das congregações que só olham para seu umbigo? Sim. Aparentemente e porque é fácil imitar vivem um cristianismo de aparência, mas no fundo procuram só tirar partido de tudo e muitas vezes o conseguem, porque as comunidades cristãs estão cheias de gente boa, crédula, que confia em seu irmão ou irmã e acede a seus pedidos ou caprichos.

Só que isso é sol de pouca duração, porque na igreja sempre são observados os frutos ou resultados da vida dos crentes. A conduta e a atitude na vida de todo aquele ou aquela que se disse cristã será descoberta, por isso com o tempo descobrimos aos egoístas, os mesquinhos, os falsos, os hipócritas e aqueles que só pensam em seu umbigo ficam a vista de todos e essa própria pessoa acaba por desacreditar-se.

O cristão deve mostrar frutos dignos de arrependimento, não importa se no mundo foi o maior egoísta que existiu no planeta Terra, mas agora é de Cristo e o primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo é amar a teu próximo como a ti mesmo, não dá tempo para olhar para o umbigo; agora quem é assim não passa dum hipócrita que finge ante os demais, mas por seus frutos os conheceremos.

Cristo nunca se concentrou em olhar para seu umbigo. Ele é a máxima expressão de entrega incondicional, que nós faríamos bem em imitar e por em prática no dia-a-dia. Nossa parte como cristãos é dar, servir, ajudar, contribuir, olhar para nosso redor e observar as necessidades reais nas quais possamos apoiar ou incentivar para que nosso próximo cresça na graça e no conhecimento de Deus e cumpra todos seus propósitos.

Olhar para teu umbigo só provocará que caias no chão.

23/04/2015

AGENTE SECRETO

Há uma personagem dos filmes de espiões muito conhecido dos cinéfilos, que quando lhe perguntavam seu nome respondia: Bond, James Bond, que estava ao serviço da Sua Majestade a rainha de Inglaterra.

Como todo espião, seu objetivo é não ser descoberto e passar o máximo possível despercebido, que ninguém repare ou descubra que é um espião.

Algumas pessoas que aceitam a Cristo, assumem esse papel de agente secreto, fazem tudo de tal maneira que ninguém se aperceba que são crentes ou que mudaram de religião e menos que saibam que frequentam uma congregação cristã.

Se alguém se aperceber, diminuem o facto como se fosse algo de pouca importância, porque na verdade não querem que ninguém saiba, nem que o incomodem. Assim passam a ser agentes secretos cristãos, ninguém sabe que são cristãos.

Há outros que escondem sua fé nos grupos familiares, que normalmente são a metade de semana, numa casa particular e onde é fácil dar uma desculpa a quem perguntar aonde vai, é só dizer que vá visitar alguém. Domingo na igreja, nem pensar! Isso é assumir publicamente e a verdade é que querem o fim-de-semana livre para viver sua vida como se não fossem crentes.

Adotar uma postura dissimulada, camuflada, escondida é tudo o contrário a uma vida cristã que anda na luz de Cristo. Jesus disse que Ele é a luz do mundo e chamou a seus discípulos para serem luz e sal da terra, para alumiar e para dar sabor com a verdade do evangelho.

Jesus também advertiu que qualquer um que se disse seguidor Dele mas procura ser um agente secreto e tem vergonha de Cristo ante os homens, Jesus também terá vergonha dele ou dela e não o reconhecerá como seu discípulo ante Seu Pai e os anjos.

Cristianismo é para dar a cara em tudo lugar e circunstância, não importando o que as pessoas vão pensar acerca de nós, se gostam ou não, se nos rejeitam ou não; eles precisam saber que somos embaixadores de Cristo aqui na terra.

Paulo disse: porque não me envergonho do evangelho porque é poder de Deus. A vergonha não pode ser parte da vida dum cristão ou cristã.

Os agentes secretos cristãos são pessoas que se envergonham de Cristo.

22/04/2015

TUA PARTE E A MINHA PARTE

Baseio este pensamento na formação do corpo humano. Deus criou uma máquina perfeita, cada membro do corpo está no lugar certo, cumprindo sua função específica para que todo o corpo seja beneficiado e funcione bem.

Todos nós já sofremos alguma ou várias doenças ou debilidades ao longo da nossa vida. Alguma parte de nosso corpo deixou de funcionar corretamente e todo o corpo o sentiu, e foi preciso uma cura e restauração para voltar a normalidade.

Ninguém gosta de estar doente, porque muita coisa já não pode ser feita com inteira normalidade, pior ainda se a pessoa é obrigada a ficar acamada, há um sentimento de impotência e inutilidade, alguns acabam acrescentando uma depressão e isto afeta sua alma e espirito.

Mas graças a Deus que Ele vela por nós e em sua infinita graça e misericórdia nos livra dos males e concede-nos saúde para que possamos trabalhar e servir-lho.

Quando gozamos de boa saúde física e espiritual é para que funcionemos em toda nossa plenitude, não conseguiremos tudo, mas faremos muitas coisas. Se estamos nessa capacidade, então devemos cada um de nós fazer a nossa parte, a tua e a minha.

Porque a semelhança do corpo humano quando está em toda sua faculdade de funcionamento e cada membro cumpre a sua função, assim Deus quer que cada membro de Seu Corpo, cuja cabeça é Cristo cumpra a sua parte para benefício dos outros e para que produza os frutos que glorifiquem a Deus.

Agora, um mal que se vê ás vezes é ver crentes que provocam sua própria doença, especialmente mental e espiritual, que no fim das contas também afeta seu corpo físico. Isto acontece quando alguém não quer fazer o que lhe toca fazer e age desobedientemente; outras situações que debilitam são quando o pecado reina ativamente no membro do corpo.

Também a amargura, a falta de perdão, a rebelião, o egoísmo e um sem fim de coisas podem fazer que um membro fique paralisado e inutilizado para funcionar bem. Quando um membro quer ser outro membro, para que me entendam, quando o olho quer ser orelha ou quando o pé quer ser boca, não funciona.

Cada membro do Corpo de Cristo deve saber qual é a sua parte como membro e fazer o que lhe toca, como a mim toca-me fazer a minha parte e assim funcionaremos perfeitamente.

21/04/2015

RAIMUNDO

Uma vez ouvi um pregador falar acerca dos crentes Raimundo, um pé na igreja e um pé no mundo. Achei engraçado, mas também interessante, porque nesse jogo de palavras é ilustrado a vida dupla que muitos crentes têm.

Deus nos deu duas pernas e dois pés para andar. Humanamente só pode-mos andar numa direção, ninguém consegue andar em dois sentidos a mesma vez. Agora, no plano espiritual pode-se ter dois estilos de vida a mesma vez, mas no fim de contas não se chega a lado nenhum.

O andar do cristão é sempre em frente. Deus não se agrada daqueles que retrocedem ou que querem andar em dois sentidos, por isso a Bíblia nos revela acerca de viver no Espírito e não viver ou satisfazer os desejos da carne, são totalmente e diametralmente opostos.

Ninguém que tenha uma vida dupla, querendo viver um cristianismo juntamente com uma vida mundana conseguirá crescer na graça e no conhecimento de Deus. Deus revela-se a aqueles que o buscam de todo coração e estão dispostos a deixar de viver conforme aos padrões deste mundo, com seu sistema corrompido.

Pode-se viver neste mundo criado por Deus e não ser parte do estilo de vida do mundo, onde o pecado reina.

Este tipo de crente pretende andar nos caminhos de Deus e usufruir das bênçãos que dele derivam, mas, também quer usufruir da vida do mundo, com seus prazeres e satisfações temporais, como se pudesse separar seu espírito de seu corpo. Nós como seres humanos temos três partes: espírito, alma e corpo e nenhuma se pode separar, porque todas estas partes fazem só uma pessoa e não dois ou três.

Cristianismo é ou não é. Deus não se deixa enganar, aos homens talvez consigamos enganar-lhos por um breve tempo, poreue como diz a Bíblia, tudo sai a luz. Se pretendemos viver uma vida dupla, cedo ou mais tarde os irmãos da igreja vão a descobrir, porque até o próprio Espírito alerta, para que haja um aviso, um resgate daquele que está vivendo esta duplicidade. É como se Deus estivesse dando uma oportunidade para que o crente se arrependa e volte a senda correta e ande por onde Deus quer que caminhe.

Se já decidiu seguir a Cristo, as coisas do mundo não interessam mais, elas devem ser coisas do passado, quando andava-mos em trevas, cegos, sem entendimento, mas, um dia a Luz de Cristo brilhou para iluminar o caminho por onde deves andar.

Não sejas crente Raimundo!

20/04/2015

NÃO SEJAMOS INGÉNUOS!

Lembremos o que Jesus ensinou: “Mansos como as pombas, mas prudentes como as serpentes”. Noutras palavras o que estava a ensinar é para não ser ingénuos demais.

A palavra ingénuo e aquilo que significa até nem parece mau, uma pessoa ingénua é alguém sem malícia; inocente; simples, natural. Estas características se identificam muito com a figura da pomba, mas Jesus colocou um ponto de equilíbrio ao considerar a serpente, porque ela é prudente, astuta, perspicaz e essas características também devem acompanhar ao cristão.

Nós não estamos no Paraíso, estamos na Terra onde o mal está presente, por causa da natureza corrompida do ser humano e sua inclinação continua a fazer o mal. Os cristãos não estão isentos de ser atingidos ou afetados por pessoas más, incluindo pessoas que se infiltram dentro das comunidades cristãs, com más intenções, procurando ingénuos que creiam nas suas histórias.

Já estar no mundo e enfrentar as mentiras que nos bombardeiam diariamente, exige uma cautela e um discernimento para não deixar-nos enganar com coisas que parecem verdade, mas são pura mentira. Por isso a Bíblia alerta que há muitos lobos vestidos de ovelhas.

Os crentes que viviam na cidade de Bereia quando conheceram ao apóstolo Paulo, foram exigentes e escrutinadores de tudo aquilo que lhes era ensinado, corroboravam com às Sagradas Escrituras (Antigo Testamento) se era mesmo assim como estava escrito.

A ingenuidade é parte da vida de muitos cristãos, porque não querem esforçar-se para usar sua mente para ser mais analíticos, observadores, pesquisadores, porque isso implica estudo e dedicação no conhecimento da Escritura, então, tornam-se preguiçosos espiritualmente, mansos demais e são facilmente ludibriados por mentiras subtis, acreditando tudo o que lhe dizem, porque acham que se foi um pastor, um irmão ou qualquer eminente pregador, então, está na Bíblia e é assim. Essa atitude não é prudente nem sábia, não devemos engolir qualquer coisa que nos deem para comer, espiritualmente falando.

Enquanto carácter devemos ser mansos, inocentes, sem malícia, simples, a Bíblia ensina a ter um carácter dócil e ensinável, mas não incentiva a ser zonzos nem ignorantes, porque senão, seremos facilmente manipulados pelos falsos mensageiros enviados por Satanás, com o único intuito de enganar aos escolhidos.

17/04/2015

PEQUENOS IMPÉRIOS

A Bíblia nos fala dum homem chamado Diótrefes que tomou posse duma comunidade de crentes e não deixava que ninguém que não fosse de seu interesse ministrasse ou servisse na congregação.

Esta referência encontra-se na terceira carta de João, mas isto também acontece em muitos lugares do mundo. No caso de Diótrefes ele falava mal dos verdadeiros servos de Deus e não os deixava pregar e todo irmão que os recebesse e hospedasse era expulso da comunhão, era um pequeno império de terror.

A Bíblia nos ensina que a cabeça da igreja é Cristo, Ele é quem deve governar sua igreja, para isso usa pessoas que são chamadas para realizar esse trabalho. Deus não se equivoca quando chama a alguém para assumir o ministério. O que acontece às vezes é que alguns se desviam da verdadeira motivação, que é servir e não servir-se dos demais, alguns confundem autoridade delegada com domínio absoluto, controlo absoluto sobre o rebanho, com se fossem a sua pertencia e acabam desviando-se do propósito, causando dano e sofrimento como Diótrefes.

Normalmente todo obreiro chamado ao ministério tem um começo humilde e voluntarioso para servir a Deus e a seu próximo, mas pelo caminho alguns se perdem em sua vaidade, ansia de poder, crescer rapidamente ou atingir a fama; e a verdade é que alguns o conseguem e ficam numa posição de domínio, onde eles têm a última palavra e a Palavra de Deus fica mais como decoração e é usada segundo a sua conveniência.

Creio que um líder chamado por Deus pode fazer duas coisas: uma é guiar corretamente o rebanho de Deus, deixando que o Senhor lhe instrua, a fim de fazer a perfeita, boa e agradável vontade Dele ou usa sua posição para dominar e controlar ao rebanho do Senhor para que todos façam o que ele quer e a maneira dele, e quem se opor é punido ou expulso imediatamente.

Normalmente os pequenos imperadores dentro da igreja não deixam crescer a ninguém que seja espiritual, o pequeno imperador se rodeia de carnais, falsos e hipócritas que estão prontos para adular-lho constantemente e fazer vista grossa a suas injustiças, por que no fim de contas eles também lucram, são tão iguais como o pequeno imperador.

Outra situação que se dá e creio que era o caso de Diótrefes, não posso afirmar, mas, posso pensar na possibilidade que esse individuo não era nem crente, só foi subindo ao poder a custa da sua força e manipulação.

Uma coisa pode estar seguro, é que o Senhor um dia tratará com esses pequenos imperadores e lhes dará o que merecem por haver abusado e violado a Sua Noiva.

16/04/2015

DOAÇÂO QUE NÃO É DOAÇÃO

A Bíblia narra no livro dos Atos, como na igreja que surgiu após a ressurreição de Jesus, existia um espírito comunitário que levava aos crentes a ter tudo em comum e aqueles que tinham mais compartiam com aqueles que tinham pouco ou nada.

Foi algo que nasceu duma maneira espontânea, não foi um programa preparado pelos apóstolos, senão que o Espírito se movia com toda liberdade entre o povo de Deus. Isto, não foi a instituição duma prática permanente, durou só um tempo. Aqueles que doavam propriedades ou casas ou as vendiam davam o valor aos apóstolos para que administrassem como melhor achassem, o faziam de todo coração e sem desconfiar.

Estudando as epístolas descobrimos que o princípio que Deus estabelece para seu povo praticar é a generosidade, a liberalidade em relação aos nossos bens, seja metálico ou coisas. Como cristãos devemos ter um coração generoso para compartir com quem precise e por suposto ajudar também no sustento da Obra do Senhor.

Já vi pessoas que doam dinheiro ou coisas para o avanço da Obra do Senhor e o fazem de todo coração e deixam a critério da liderança a administração dos mesmos. Outros doam para que seja usado duma maneira específica, comprar algo, pagar determinadas contas ou para a obra missionária e os líderes respeitam esse desejo e o canalizam para esse único objetivo.

Mas, às vezes há doações que não são doações e me fazem lembrar a esses pais que dão um presente a um filho ou lhes pagam alguma atividade que eles acham que o filho deve participar e muitas vezes não consideram a opinião do filho e acabam por obrigar-lho a brincar, usar ou fazer algo para o qual não está interessado e os pais acabam fazendo pressão para que o filho ou filhos usufruam, porque foi um presente que lhe deram.

Quando damos um presente, seja qual for, a partir do momento que é entregue, deixa de ser a nossa prerrogativa intervir no uso que se lhe venha a dar ou não. Noutras palavras, posso dar um presente e se a pessoa o usar ou não, isso já não é assunto meu.

Um mal que tenho visto de vez em quando na igreja é quando pessoas dão algo para a Obra de Deus, mas elas querem continuar a exercer um certo ou total controlo sobre aquilo que doaram, por isso digo há doações que não são doações.

Do momento que você doe algo para a Obra de Deus, deixe aos responsáveis assumir a administração da doação como bem acharem, penso que essa é uma atitude justa e correta.

15/04/2015

EFICÁCIA

A palavra eficácia vem de eficaz, que é alguém que tem capacidade para produzir alguma coisa. A palavra eficácia descreve a capacidade de cumprir os objetivos pretendidos, ser eficiente.

O apóstolo Paulo fala que a capacidade que estava sobre ele e sobre todo cristão provém de Deus, não é algo que nasce connosco.

Aquilo que nasce connosco são os talentos naturais, que qualquer ser humano tem, não interessa se é cristão ou não, basta observar ao nosso redor e veremos muitas pessoas talentosas e que não estão interessadas em Deus, até pensam que tudo o que tem é por eles mesmos, mas não é bem assim, como já explicamos anteriormente.

O cristão sabe que os talentos e a capacidade de viver procedem de Deus, são dados para ser usados e administrados durante nossa permanência aqui na Terra.

Agora além desses talentos naturais, o cristão pela obra e graça do Espírito Santo é capacitado na hora da salvação com capacidades, habilidades ou dons espirituais que juntamente com seus talentos naturais servirão para servir a Deus e a seu próximo.

Uma prioridade e que muitos crentes negligenciam é descobrir o dom ou dons com os quais foram abençoados. Não é suficiente ser usado por Deus para realizar algo de vez em quando e desconhecer a eficácia do dom que está nas tuas mãos.

A ignorância deve ser vencida com o conhecimento bíblico, as capacidades ou dons que Deus dá tem nome e a Bíblia descreve como funciona com exemplos de irmãos e o próprio Jesus realizaram. Quando sabemos que dom ou dons temos isto leva-nos a torna-mos eficazes, porque sabemos como Deus quer nos usar.

Não basta só saber que tens um determinado dom ou capacidade, é importante desenvolver-lho para que haja eficácia na execução do mesmo. Deus não quer uma obra esporádica de vez em quando, Ele quer que desenvolvamos uma capacidade, uma habilidade contínua de maneira eficiente, não medíocre.

Se Deus chamou-te e capacitou-te com Sua graça para servir entre as crianças, por exemplo, então prepara-te para que tuas aulas de Escola Dominical sejam eficazes e produzam fruto, igual deve ser para aquele que serve no louvor, na pregação, no ensino, no evangelismo, etc.

Deus não nos chamou a improvisar, senão a tornar-nos eficazes, capazes, eficientes, habilidosos, para que nosso serviço a Deus seja com eficácia.

14/04/2015

TODO O MUNDO O FAZ!

Há uma letra duma música que disse assim: “Todo o mundo o faz, mas eu não sou todo o mundo”.

O cristão nascido de novo será pressionado e tentado a fazer o que os outros fazem, mas deve permanecer firme naquilo que é o correto fazer, não importa o que pensem os demais acerca dele ou dela.

Exige ser valente e corajoso para dizer não a aquele ou aqueles que o pressionam ou querem seduzir a se comportar contrariamente ao que crê e professa.

Quando se é jovem há muita pressão de grupo e muitos jovens por falta de carácter, cedem as pressões dos “amigos”. No mundo é compreensível, porque as pessoas não tem Deus e se regem pelas normas do sistema e acham que não faz mal, no final muitos o fazem.

Às carceres estão cheias de pessoas que cederam a tentação de fazer algo que não estava certo, mas como havia histórias de alguns que o fizeram e lhes saiu bem, então, partem duma ilusão mentirosa e acabam fazendo o que todo mundo faz, mas lhes sai o tiro pela culatra.

As vezes no ambiente cristão, esta tentação e pressão também se encontram presente. Os líderes muitas vezes são tentados e pressionados a fazer o que outros líderes sem escrúpulos fazem, com tal de conseguir sucesso, não importando a ética ou conduta cristã.

Nós não somos todo o mundo. Temos que ser firmes e manter-nos bem alinhados com o pensar de Deus. Ele mesmo disse que seus pensamentos e caminhos são mais altos que os pensamentos e caminhos deste mundo. O cristão nascido de novo deve pensar dessa maneira e não deixar-se levar pela pressão que lhe exercem e fazer o que está certo, ainda que não lucre nada ou não seja bem visto.

Deus vê todas nossas ações e conhece nossas motivações e Ele espera que saibamos dizer NÃO quando nos encontramos ante uma pressão para fazer algo que todo o mundo faz, mas que na verdade não agrada a Deus.

Uma atitude de marcar a diferença e ser alguém que põe os valores de Deus acima dos valores do mundo será honrado por Ele.

Quando alguém, não importa quem seja, se aproxime para pressionar-te a que faças algo que contrarie tua fé e conduta cristã e assim mesmo te diga que todos os fazem, simplesmente não o faças.

Lembra-te a quem devemos agradar, a Deus por cima de todas as coisas.

12/04/2015

FACE TO FACE

A tradução literal é cara a cara. Isto, na vida de todo ser humano acontecerá quando se encontrar cara a cara com seu Criador. Quando? Não sei, mas um dia com certeza.

Esse encontro é inevitável e não dá para evitar-lho ou fugir dele; cedo ou mais tarde acontecerá. Este facto apresenta duas alternativas, que são da inteira prerrogativa de cada pessoa: preparar-se para esse momento ou viver totalmente indiferente e não preparar-se para dito momento.

Cada ser humano é livre para pensar como quiser, até em relação a Deus, crer ou não crer Nele, aceitar ou não a sua existência, isso depende de cada um.

A Bíblia no livro de Apocalipse revela que um dia, Deus se sentará em seu Trono a julgar a todas as criaturas, chamasse o Dia do Juízo Final, onde Deus julgará aos vivos e aos mortos e cada um receberá o que merece. A sentencia já é conhecida, esse evento só servirá para ouvir-lha, a separação eterna de Deus, sem oportunidade de poder voltar para trás e retificar a situação.

Jesus disse que a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas. Essa Luz que é Cristo veio para dar salvação, quem cré Nele é salvo, quem não crer Nele já está condenado, por não haver crido no Filho de Deus. A oportunidade para nos reconciliar com Deus agora, está disponível para qualquer criatura que habita este planeta Terra, não importa qual seja sua raça, cor da pele, com religião ou sem religião. Se crê Naquele que Deus enviou, será salvo e poupado do Dia do Juízo Final.

Este evento o Dia do Juízo Final não é para os crentes em Cristo, porque seu pecado já foi perdoado, já não existe condenação sobre suas vidas, foi anulada a pena, que é a morte segunda, a morte eterna.

Seus nomes estão escritos no Livro da Vida, onde estão registados os nomes de todas as pessoas que estabeleceram um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo e a aqueles que antecederam a Jesus, mas aguardavam a vinda do Messias com fé, também estão incluídos no Livro da Vida.

Para o cristão nascido de novo, encontrar-se cara a cara com Deus, não é motivo de terror ou pânico, porque nesta vida já tem uma relação com Ele. Deus não é um estranho ou um desconhecido, quando se encontrar com Ele será motivo de alegria e gozo perpétuo.

Agora, quem não considerou a salvação em Cristo e a rejeitou abertamente, justificando-se com seus próprios argumentos, então esse encontro cara a cara com Deus será terrível.

11/04/2015

A VONTADE DE DEUS É PARA QUEM?

Assim a primeira impressão, parece que a preocupação e interesse primário de conhecer a Vontade de Deus são de inteira e absoluta responsabilidade dos pastores, missionários, etc.

Em certa maneira é verdade, um líder dum ministério e aqueles que lideram juntamente com ele, tem uma grande responsabilidade de velar e entender exatamente o que Deus quer, porque são pessoas as quais lhes é confiada vidas, que precisam ser cuidadas e protegidas como ovelhas do rebanho do Senhor.

O crente normal precisa entender qual é a Vontade de Deus para sua vida? Sim.

Quando Paulo, no livro de Romanos faz alusão que a Vontade de Deus é boa, agradável e perfeita e que é necessário despojar-nos de todo obstáculo carnal e pecaminoso para entender-lha e levar-lha a ação, fala para todo o Corpo de Cristo.

Noutras palavras todo crente deve ter um zelo por descobrir exatamente a Vontade de Deus para sua vida e dos seus, não necessita ter uma responsabilidade ministerial par ter este zelo; aliás, Deus não chama a todos seus filhos a assumir uma liderança, a maioria serão cooperadores dos líderes, cada um cumprindo sua parte como membro da igreja.

Como falava noutro dia, podemos estar dentro da vida comunitária, frequentar as reuniões e estar perdido, porque o crente não sabe exatamente o que Deus quer, já que se move mais pelos seus sentimentos e critérios pessoais e não tanto sob a guia do Espírito Santo.

O Espírito Santo veio a habitar dentro de cada crente, justamente para guiar-lho a toda verdade, isto inclui conhecer exatamente a Vontade de Deus para sua vida, que é o que Deus quer que realize, participe, se envolva a fim que o Reino de Deus se expanda por todo lado.

Creio que um novo convertido na medida que começa a andar com o Senhor deve consultar a Deus, qual é a sua Vontade para com ele ou ela. Muitos chegam aos pés de Cristo e ficam tempo demais esperando que Deus lhe solucione seu problema (s) doméstico e não procuram saber o que Deus quer dele. Deus sabe quais são as necessidades reais de cada filho, mas Ele quer que cada filho se interesse em saber o que Deus quer dele ou dela; que conheçam a Sua Vontade, que é boa, agradável e perfeita.

08/04/2015

MUDANÇA DE IGREJA

Se me perguntam: Já mudou de igreja? Minha reposta é sim. Como crente, antes de envolver-me no chamado de Deus no ministério, só mudei uma vez. Converti-me numa igreja de linha tradicional e aos quatro anos teve uma experiência pentecostal que me levou a mudar de congregação, já não me aceitavam, porque nessa igreja os pentecostais eram primos, então, já não era irmão deles em Cristo, senão primo.

Agora como ministro já passei por várias mudanças de organizações. Uma coisa Deus é testemunha, estive nessas organizações cristãs o tempo que Deus permitiu, nunca me movi por capricho ou conveniência, porque penso que é importantíssimo estar sempre no centro da Vontade de Deus.

É válido mudar de congregação? Sim, quando os motivos são corretos. Por exemplo: uma mudança domiciliar que me leva a viver longe da congregação que frequento; a situação económica que não dá para as despesas de transporte e obriga-me a procurar uma congregação mais cercana a casa; um chamado claro de Deus que nos indica duma ou outra maneira a dita mudança, talvez para realizar um ministério específico ou envolver-se nalgo que já está funcionando; pode haver fatores familiares ou de amizade que façam com que deseje estar perto deles; uma identificação com o ministério, seja doutrinalmente ou a dinâmica que levam a cabo e poderíamos enumerar outros motivos.

Também sou a favor duma mudança, se o crente está num ambiente que é tudo menos uma comunidade pacifica, onde o amor e o respeito são ignorados, onde existe uma ambiente hostil, de guerrinhas estupidas e desnecessárias que não contribuem para o crescimento normal do crente, uma ditadura, líder ou líderes que abusam e maltratam a comunidade de crentes, com condutas impróprias, escândalos, confusões, etc. Esses ambientes nunca ajudaram ao crescimento de ninguém e o crente nunca mudará essa situação, a não ser que os envolvidos se arrependam de tudo coração; sem arrependimento não há mudança.

O importante aqui é que o crente tenha certeza duma mudança onde Deus tem espaço para confirmar, dar paz, que foi consultado e não ignorado; que há uma busca sincera e humilde em saber exatamente o que Deus quer, porque é importantíssimo sempre estar no centro da Vontade de Deus, até temos que estar na congregação certa onde Deus nos quer.

Mudar de igreja não é pecado. Mas pergunta a Deus, se Ele está aprovando ou não dita mudança.

07/04/2015

HÍPER SENSÍVEIS

Híper está relacionado nalguns países com algo grande, por exemplo híper mercado, híper loja.

A ideia que transmite é de algo grande, fora do normal e normalmente é assim. Quando vou a algum lugar assim, perco-me, particularmente prefiro algo mais pequeno.

Mas, um problema que tenho notado nalgumas pessoas que fazem parte do Corpo de Cristo é que se tornam híper sensíveis, ao ponto que se tornam sensíveis demais ante qualquer confronto ou comentário que se lhes diga, imediatamente ficam amuados, ressentidos, o semblante lhes muda e querem que todos se apercebam que estão feridos.

Uso a palavra híper, porque levam a sua sensibilidade a um extremo de exagerar qualquer situação, parece que não querem que ninguém lhes diga nada.

Tudo o que seja a seu favor e os abençoe é bem-vindo, mas quando lhes toca sua carne, seu interesse, já não suportam e adotam uma postura de feridos e magoados sem justa razão. Não sou a favor de ser torpe, tosco ou demasiado direto ao ponto de ferir a susceptibilidade das pessoas, isso creio que não é uma conduta correta. Podemos e devemos dizer as verdades com amor e firmeza para ajudar aos nossos irmãos enfrentar e vencer alguma situação particular.

Essa sensibilidade levada a um extremo, não é bom, porque a pessoa nunca amadurece, se mantem numa posição de criança, que chora por tudo e por nada e especialmente quando não lhe dão o que quer. Os próprios pais sabem que não é bom dar-lhe tudo e preferem que chore e aprenda.

O objetivo de Deus é que todos seus filhos cresçam na graça e no conhecimento Dele, que possam atingir uma maturidade espiritual, que se tornem adultos, que saibam aceitar seus erros e falhas, que estejam dispostos a deixar-se moldar, aperfeiçoar e se Deus usa a alguém para nos confrontar e dizer algumas verdades, Deus não quer que a híper sensibilidade domine tuas emoções e tua objetividade.

Porque a pessoa que é híper sensível não discerne a situação, porque está tão enfrascada em seus sentimentos egoístas que só pensa nela mesma e tudo aquilo que lhe contrarie, imediatamente age escondendo-se em sua suposta mágoa e ferida, que em última instância é pura carnalidade.

Não estamos em tempos para ser híper sensíveis, na verdade até fica mal se comportar dessa maneira, não honra a Cristo, que deu sua vida até a morte.

06/04/2015

EU CONSEGUI TUDO ISTO!

Ninguém pode tirar o mérito de alguém ter conseguido concretizar algum objetivo na vida, por exemplo construir uma casa para sua família viver, comprar um carro para usufruto da família ou trabalho, haver-se formado na faculdade, ter um negócio próprio ou uma boa posição na empresa que trabalha, talvez haver começado de zero um ministério e agora ter uma igreja com muita gente assistindo e assim por diante.

Dizer que conseguiu tudo isso é uma parte da verdade, mas não a verdade na totalidade, porque nós somos criaturas, fomos criados por Deus, ninguém se auto criou a se mesmo. Portanto tudo o que somos, as capacidades físicas, intelectuais e até espirituais procedem de Deus, nosso Criador.

Assim, como você entra no mundo nu, assim também sai, não leva nada. É verdade que com as capacidades com que você nasceu e foi desenvolvendo ao longo da vida, sabendo aproveitar as oportunidades, tudo isso foi pela misericórdia de Deus para consigo, o aceite ou não. O que façamos com essas oportunidades, isso depende de cada um; alguns o usam para contribuir para o bem dos seus próximos e outros usam a seus próximos para seu próprio benefício.

O ser humano ao não considerar a existência de Deus, negando-a ou recusando conscientemente deixar-lho ser parte da sua vida, parte do princípio que tudo o que tem conseguido é por mérito exclusivo dele ou dela, que Deus não faz parte ativa desse processo de desenvolvimento e adquisição de coisas.

O ser humano esquece que somos finitos, essa força, inteligência, saúde com o passar dos anos vá se deteriorando e assim mesmo muitos chegam ao fim dos seus dias vangloriando-se dos seus feitos e nem lhes passa pela cabeça que foi Deus quem brindou essa oportunidade.

Amigo, tudo o que conseguimos na vida, falando de coisas construtivas, que as usamos para nosso bem e para o bem dos demais é um dom de Deus, nada é nosso por nós mesmos, nem sequer decidimos quando nascer nem decidimos quando morrer, há coisas que escapam ao nosso controlo.

Deus criou ao ser humano para Sua Glória para compartir com ele Sua Criação e Suas Bênçãos para que lhas desfrute e reconheça que tudo procede Dele e o fruto que nos produzimos procede Dele.

Isto significa, que o próprio incrédulo que rejeita a Deus tudo aquilo que produz procede de Deus, porque foi Ele quem o criou, só está a usar o que lhe foi dado, só que não reconhece ao Dador.

O cristão nascido de novo, sim reconhece estas dádivas e dá Glória a Deus por todo Dom recebido e pelo Fruto produzido.

04/04/2015

LINHA TÉNUE

A definição desta palavra significa: que tem pouca consistência ou espessura; delgado; delicado; subtil; fraco; débil; que mal se consegue perceber. Destas definições aquelas que mais se adequam a aquilo que quero falar é subtil e aquilo que mal se conseguem perceber. Na vida cristã existe uma linha ténue, às vezes impercetível com o simple olhar, é algo que mal se consegue perceber entre o cristianismo e o mundanismo. Me faz lembrar a aqueles que fazem desportes radicais, sempre estão na linha ténue entre a vida e a morte, pisando o risco, a beira do abismo, na corda bamba, creio que são expressões entendidas por todos. Eles sabem que podem perder a vida em qualquer instante, mas continuam mesmo na sua decisão, talvez a maioria dos mortais não faria nada disso. Alguns cristãos vivem nessa linha ténue, entre o cristianismo que um dia assumiram ao aceitar Cristo, mas também andam saltando essa linha e atravessando para aquilo que é mundano e que já não deveria fazer parte das suas vidas. A Bíblia disse que estamos no mundo mas não somos do mundo. Não estou a falar das coisas domesticas, laborais ou familiares que podemos e devemos participar, porque elas fazem parte da vida, há muitas coisas boas que um cristão pode participar e desfrutar sem que ofenda a Deus ou ao seu próximo. Quando falo mundanismo, refiro-me aquelas coisas que nos levarão a fazer ações que não tem nada que ver com nossa nova natureza e vida; possivelmente no passado fazia parte da tua vida e era normal, mas não eras salvo, nem eras morada do Espírito Santo, agora, em Cristo sim. Tampouco pretendo dizer-te que coisas são mundanas, nem fazer uma lista daquilo que deves fazer ou não. Falo daquilo que de maneira subtil nos convence que podemos passar essa linha ténue e não sofrer consequências, aquelas coisas que você mesmo disse: não faz mal, não há que ser legalista, nem fanático, aliás de vez em quando não faz mal, por último não vou negar Cristo. A verdade não se trata de negar a Cristo ou a salvação, senão do perigo de acabar sendo um cristão carnal, que as epístolas falam e advertem que pode acontecer. Se trata de introduzir o mundo e seu sistema de valores e praticas e misturar-lhas com nosso cristianismo; mas o resultado será negativo para o cristão que atravessa essa linha ténue. Você deve perceber onde está essa linha ténue, invisível aos olhos naturais, mas visível aos olhos espirituais e não atravessar-lha.

02/04/2015

NA IGREJA NÃO HÁ AMOR!

Não posso afirmar que todos os cristãos nascidos de novo sejam cheios de amor, carinho, expressões ou gestos de carácter afetuoso. Como já disse alguma vez, a igreja é composta de pessoas diferentes, há pessoas que cresceram em lares onde nunca houve expressões de carinho ou pessoas que vivem atualmente um inferno em casa por causa dos familiares e ninguém se disse algo edificante ou construtivo, pelo contrário impera a hostilidade.

Estas situações e outras parecidas podem levar a uma carência de amor, alguns desesperam e saem a procura de qualquer tipo de afeto, onde seja e muitas vezes agravam mais a situação.

Nenhum ser humano pode encher totalmente a nossa vida, o único é somente Deus, porque Ele nos conhece perfeitamente e sabe qual é a nossa verdadeira necessidade e carência e na Sua infinita sabedoria saberá como ministrar-nos eficazmente e usará os instrumentos que Ele bem achar. Não podemos ir a congregação dos santos para encontrar o amor que não temos em casa, porque podes acabar frustrado, porque tua expetativa foi além do normal.

Creio que todo crente já foi ministrado por algum irmão, família ou obreiro da igreja que nalgum momento especial expressou ou expressaram um carinho e atenção sem igual para nós, que nos marcou e ajudou para continuar nossa caminhada, animados e encorajados.

Agora, esperar que em cada reunião ou encontro entre os irmãos, que vamos a ter sempre um ambiente de amor, carinho e expressões amorosas é exigir demais. Porque há momentos em que essas expressões não se enquadram. Tudo tem seu tempo!

É importante manter a coerência, Deus ama-nos e expressou Seu Amor por meio de Jesus Cristo e Ele espera que você retorne esse amor, amando-o por sobre todas as coisas e que ames a teu próximo como a ti mesmo. Portanto a ordem para o cristão é amar, é dar o primeiro passo, essa deve ser nossa perspetiva, ir a reunião ou fora dela e expressar o amor de Deus em mim aos outros, sejam crentes ou não.

Não posso nem devo ir a congregação para ser amado e atendido em todas minhas carências e se não me dão a devida atenção, então, acabar afirmando que não há amor na igreja, não seria justo.

O Espírito de Deus manifesta de maneiras diferentes, porque Ele conhece a cada um e a todos. Haverá momentos expressivos de amor na reunião, como também é possível que não haja, mas isso não deve impedir ou obstaculizar a ordem que recebemos: Amar a Deus e amar a nosso próximo.

01/04/2015

NÃO SE METAM COM MINHA VIDA

Esta era uma frase que usei algumas vezes nos tempos da juventude, onde queria viver a minha maneira e não me importava o que os outros pensassem, pais ou sociedade, foram anos de rebeldia e de estupidez.

O ser humano é criação de Deus, além de todas as características que possuímos e que nos distingue dos animais, Deus nos deu o livre arbítrio. Isto é, a capacidade de tomar nossas próprias decisões, boas ou más. Apesar de Deus ser Soberano, Ele nos deu esta maravilhosa faculdade de escolha, mas muitos a semelhança da minha experiência vivem e agem pensando dessa maneira.

Quem pensa assim, acha que é dono e senhor do universo, que é totalmente livre para fazer o que queira e ninguém pode reclamar acerca dos seus atos, porque no fim de contas é a sua vida.

Precisamos entender bem a intenção de Deus ao dar-nos dita faculdade de escolha e podemos observar-lho naquilo que está narrado nos capítulos 2 e 3 de Génesis. Deus deu livre arbítrio a Adão e Eva, mas primeiro lhes mostrou tudo aquilo que podiam beneficiar e que faria bem a suas vidas, mas também avisou que se tomassem da árvore da ciência do bem e do mal, certamente haveria consequências.

Que fizeram? Desobedeceram e não adianta culpar a serpente (Satanás) porque seu papel só limitou-se a tentar-lhos com enganos e ilusões, mas eles usaram seu livre arbítrio para ceder a tentação e comer do fruto que não deveriam comer. Podiam haver dito não, rejeitando a proposta da serpente e usar seu livre arbítrio para escolher obedecer a Deus.

Essa história continua repetindo-se até os dias de hoje, o ser humano usa seu livre arbítrio só para escolher o que lhe traz satisfação e prazer imediato, uma atitude e ação totalmente egoísta, que não pensa nos outros, se fará sofrer ou causar dor no seu próximo; não lhe interessa, porque pensa que sua vida é só dele e ninguém pode ou deve cobrar-lhe pelos seus atos cometidos.

Pode ser que consiga por um tempo, ludibriar e fugir da responsabilidade e consequência da sua atitude independente, mas como tudo nesta vida, nada é eterno.

O livre arbítrio deve ser usado para fazer escolhas sábias, que procurem o melhor para um e para aqueles que lhe rodeiam.

Se pensas que ninguém deve meter-se na tua vida, fica sabendo que um dia, Deus se meterá contigo e terás que responder pela tua vida e essa reposta: “Não se metam com minha vida” não funcionará quando estejas diante Dele.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...